10ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada em Água Boa

01Aconteceu na última quarta-feira (07/07) a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Água Boa. O evento contou com presença de diversos profissionais da área, secretários e representantes de instituições e, ainda, de várias autoridades da justiça, da segurança pública e beneficiários da política de Assistência Social.

04

05

O tema deste ano foi: "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir Proteção Social".

06

08

Durante todo o dia, os conferencistas debateram e apresentaram reivindicação no sentido de promover melhorias nas políticas de Assistência Social em nosso município. Os temas foram organizados em 05 eixos, com assuntos relacionados a financiamento público na Assistência Social, oferta de serviços e acesso às políticas públicas, práticas dos equipamentos da Ação Social durante a pandemia e o trabalho interligado com outros setores relativos às políticas públicas.

03O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Anderson Karnopp, avaliou positivamente as propostas apresentadas. "Apesar das circunstâncias impostas pela pandemia da covid-19, a conferência foi muito positiva devido às propostas apresentadas pelos cinco eixos envolvidos, que tem a ver com financiamento, proteção social e com as calamidades que vêm acontecendo. Esse debate de propostas gerará frutos para a política de assistência social em nosso município" — conclui Anderson.

As Conferências de Assistência Social ocorrem ordinariamente a cada 2 anos e têm como objetivo avaliar a política de Assistência Social e apresentar orientações, definindo diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

07Na oportunidade foram eleitos os delegados para representarem o Município na Conferência Estadual de Assistência Social, que se realizará em outubro deste ano. Os representantes escolhidos foram:

Representantes dos Usuários da Política Social
Dinamar Ferreira dos Santos (Titular)
Edmilson Pereira da Silva (Suplente)

Representantes Governamentais
Lilian Rodrigues da Costa (Titular)
Mariluce Luz Borges (Suplente)

Representante Sociedade Civil
Valquíria Soares Dantas Ferreira (Titular)
Anderson Karnopp (Suplente)