Água Boa Participa de Oficina de Bibliotecas em Cáceres

Postado em 22 Junho 2015
por Assessoria de Imprensa
em Cultura
Acessos: 1230

biblicaceres01Nos dias 15 a 19 de junho, de segunda a sexta-feira, foi realizada no Centro Cultural da cidade de Cáceres, em Mato Grosso, a Oficina de Organização Básica de Bibliotecas Públicas e treinamento do software livre “Biblivre”.

biblicaceres02A Oficina foi promovida pela Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e ministrada pela Bibliotecária Ana Heloisa Farias Pereira e pela Pedagoga Maria Auxiliadora de Campos, ambas da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça.

Água Boa esteve presente através da Coordenadora Municipal de Cultura Verânia Volpi e da Agente Municipal de Biblioteca Clausinéia Scholze, enviadas pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC), representando a Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo.

No encontro Água Boa apresentou um painel sobre a Biblioteca da Cidade que tem se tornado referência no estado e, além de continuar as atividades do curso de 2014, foram sanadas muitas dúvidas em relação ao Software utilizado.

Uma das novidades anunciadas no evento é que este ano a Fundação de Bibliotecas do Rio de Janeiro passa a responsabilidade do Sistema Nacional de Bibliotecas para o Ministério da Cultura (MinC) e para a Diretoria do Livro e Leitura, em Brasília.

Para Verânia, “é importante ressaltar que a partir de 2014 muitas outras Bibliotecas tem se estruturado, o que nos deixa muito felizes, pois percebemos que a literatura tem reestabelecido seu espaço nas comunidades”.

Verânia também explica que a partir deste ano as Bibliotecas precisam contratar/efetivar um Bibliotecário formado e com Registro no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB), uma exigência básica para receber recursos do MinC e com risco de fechamento mediante a vistoria do CRB.