Projeto de Bananeiras Mostra Bons resultados

bananasdesenvolv02mHá Aproximadamente 04 anos a Secretaria de Desenvolvimento e Meio ambiente da Prefeitura de Água Boa recebeu diversas variedades de mudas de bananeiras, desenvolvidas pela EMBRAPA e livres das principais doenças desse cultivo.

Naquela ocasião o então Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Luiz Omar Pichetti e o Gerente Municipal de Agricultura, Germano Zandoná, decidiram transplantar as plantas e acondiciona-las para um melhor fortalecimento e futura reprodução de novas mudas.

bananasdesenvolv01mEssas mudas foram disponibilizadas para população interessada, principalmente aos pequenos produtores rurais familiares dos projetos de assentamentos locais, no intuito de auxiliar a diversificação produtiva dos mesmos, destinadas, sobretudo para o autoconsumo.

No dia 29 de abril, o Sr. Germano Zandoná, atual Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, e o Sr. Pichetti, atual Secretário de Administração, receberam a visita do Produtor Rural do PA Jaraguá, Natal Carvalho, com uma excepcional penca de bananas, com 48 frutas.

Natal explica que a variedade “ThapMaeo”, além de ser resistente às principais doenças da cultura, também tem excedido em dobro a média produtiva, que costuma ser de 10 a 20 pencas por cacho, com cerca de 20 bananas por penca.

O Sr. Germano destacou que o canteiro de mudas do Desenvolvimento no parque de exposições ainda produz, hoje em menor quantidade, continuando as doações aos interessados, e salienta que o bom resultado desses projetos tem a iniciativa da Prefeitura, mas principalmente no trabalho e  dedicação do produtor rural nas propriedades.

O projeto de mudas da Secretaria de Desenvolvimento continua realizando seu trabalho com diversas variedades de plantas no recinto do Parque de Exposições Antônio Tura. Os interessados em receber gratuitamente tais mudas, devem se dirigir até o local em horário de expediente.