Curso de Manejo e Conservação do Solo no PA Jandira

manejodesolo01A Prefeitura através de sua Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Gerencia de Agricultura e Pecuária, em parceria com o Sindicato Rural de Água Boa e o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizaram o curso de Manejo e Conservação do Solo.

O estudo aconteceu entre os dias 18 e 22 de maio, contemplando 11 alunos da região do Projeto de Assentamento (PA) Jandira, há aproximadamente 125 km da cidade de Água Boa, tratando sobre tipos de terreno, análise e correção de solo, hidratação ou drenagem da terra, entre outros, sob a orientação do Engenheiro Agrônomo Carlos José Oliveira de Queiroz.

Este é mais um entre um pacote de cursos do SENAR que objetiva instruir a comunidade envolvida com a pequena propriedade rural, visando à qualidade das práticas do campo, e assim, reduzindo prejuízos geralmente comuns pela falta de técnica e conhecimento.

O Gerente Municipal de Agricultura e Pecuária Alci Zandoná explica que o intuito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente é o de ajudar o agricultor familiar a tirar proveitos diversificados de sua propriedade, desencadeando benefícios que se estendem a todo município.

Alci também salienta que além de esclarecer os trabalhos da iniciativa rural, estes cursos emitem certificados que são muito importantes hoje em dia para o produtor que pretende buscar um financiamento, pois ajuda a garantir junto ao banco a capacidade de sucesso do empreendimento financiado.