Semana do Meio Ambiente: qual ação a ser realizada?

AMBIENTEO Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado no dia 5 de junho de 1972, durante a primeira Conferência das Nações Unidas na capital da Suécia em Estocolmo. Com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras.

Naquela época acreditava-se que o meio ambiente era uma fonte inesgotável. Com a Conferência de Estocolmo, esse pensamento foi modificado e problemas como secamento de rios e lagos, ilhas de calor e efeito da inversão térmica, causou alerta mundial. Essa Conferência foi de extrema importância para controlar o uso dos recursos naturais pelo homem, e lembrar que grande parte destes recursos além de não serem renováveis, quando removidos da natureza em grandes quantidades, deixam uma lacuna, às vezes irreversível, cujas consequências virão e serão sentidas nas gerações futuras.

Todos os anos, a Organização das Nações Unidas (ONU), dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Para 2015 a ONU lançou como tema: “sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”. No Brasil vários Órgãos, Entidades e ONG’S, realizam atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente 2015. São palestras, mesas-redondas, visitas técnicas, oficinas, gincanas, corridas e caminhadas ecológicas.

O governo do Estado de Mato Grosso, por meio de suas Secretarias de Estado, Prefeituras e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental promovem, entre os dias 8 à 13 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2015. Com a temática Desafios Ambientais do Século 21: Solo, Energia e Água, a ser realizada no Casarão do Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá/MT.

AMBIENTE 1Em Água Boa a Semana do Meio Ambiente foi comemorada no dia 01/06/2015, com um “Pit Stop” na rotatória da Avenida Araguaia e Júlio Campos, promovido pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente – CMMA, coordenada pela Engenheira Sanitarista Áurea Soares de Campos, com a participação de Técnicos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental “Médio Araguaia” – CODEMA, o Professor de Biologia Dirceu Luis Pich  e alunos do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Gröhs.

Na ação foi entregue a população panfletos abordando os seguintes temas: Preservação das Matas, Preservação das Águas, o Fogo que Destrói, o Lixo, trazendo algumas informações a respeito de cada tema e instruindo a população em caso de dúvida como vazamentos em redes de abastecimento de água, o acumulo de lixo em locais inadequados e a importância de plantar e cuidar de uma árvore.

“No começo pensei que estivesse lutando para salvar as seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela Humanidade”.

Chico Mendes.AMBIENTE 2