Dia Mundial do Meio Ambiente. Acabe com a poluição plástica

Sustentabilidade: compromisso de todos!

Texto: Fabiula  zimmermann

Hoje, dia 05 de Junho é comemorado o dia mundial do meio ambiente. Esta data comemorativa foi criada em 1972 devido à preocupação com os recursos naturais e desequilíbrio ambiental. Sabemos que nós seres humanos somos os principais responsáveis pelas graves mudanças que ocorrem no meio ambiente, como a poluição, as alterações climáticas, a perda da biodiversidade, as crises no fornecimento de água devido à falta de chuva e destruição dos mananciais. Este dia foi criado para conscientizar a população de seus atos e espera-se que cada um repense sua forma de agir, e com pequenas mudanças possamos assegurar o desenvolvimento sustentável, preservando nossos recursos naturais de forma a garantir nossas necessidades com responsabilidade ambiental sem comprometer as futuras gerações.

Todos os anos a ONU (Organização das Nações Unidas) propõe um tema para Dia Mundial do Meio ambiente, sendo o deste ano “Acabe com a poluição plástica”, com objetivo de alertar a sociedade dos danos causados ao meio ambiente e a saúde, principalmente ao solo e as águas, do descarte inadequado dos resíduos sólidos. Atualmente, mais de um terço dos resíduos domésticos são compostos por embalagens, cerca de 80% destas são descartadas após usadas uma única vez. Uma importante ferramenta é o Princípio dos 3R’s, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR, que foi criada com o objetivo de reduzir os impactos causados no meio ambiente e conscientizar a população a respeito do desperdício gerado através do consumismo.

Junto com as ações governamentais, cada cidadão é responsável pelas intervenções por mais inocentes que sejam ao meio ambiente em que está inserido. Pequenas práticas diárias como economia de água e energia, uso racional dos recursos naturais, separação do lixo para reciclagem, não desperdício de alimentos, o descarte correto dos resíduos sólidos, o plantio e proteção das árvores podem minimizar os danos causados ao meio ambiente. E, o mais importante é que não apenas neste dia seja compreendida a importância do meio ambiente e estimulado a sua conservação, mas que cada cidadão tenha a consciência que somos e fazemos parte desse meio e que os seus atos e os impactos causados serão sentidos por ele mesmo e toda a população. É fundamental que cada um faça a sua parte, assuma a responsabilidade ambiental e mudem de hábitos para garantir uma vida melhor e satisfatória para o presente e para gerações futuras.