Secretaria de Desenvolvimento Encerra Curso de Horticultura

O curso de horticultura foi uma realização da Prefeitura de Água Boa/Secretaria de Desenvolvimento em parceria com o Sindicato Rural e Senar-mt.

Nesta primeira etapa participaram produtores da região do PA Jaraguá. Durante este ano, ainda serão realizados mais 04 módulos sobre o mesmo tema e outras regiões do município.

Em cada etapa serão ofertadas 15 vagas. É mais uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento que tem como finalidade ampliar a quantidade de informações para os pequenos produtores que trabalham com hortaliças. A capacitação oferece aos participantes, novas práticas de cultivo, visando o aumento de produtividade e a rentabilidade no campo.

Segundo Coordenador do Curso Guilherme Guimarães Vilela (Senar), o resultado desta etapa foi muito bem. Foram muitas informações que vão agregar resultados aos pequenos produtores em seus projetos de horticultura. Foram apresentadas técnicas que auxiliam sobre: Planejamento da horta, calendário de plantio, rotação de cultura, preparação de composto orgânico e substrato, preparação de mudas, correção e adubação do solo para plantio, canteiros, covas, sulcos, plantio e semeadura, tratos culturais, colheita, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Germano Zandoná, os cursos oferecidos pelo Senar-MT tem colaborado de forma significativa para o aperfeiçoamento dos pequenos produtores de Água Boa.  “Encerramos com sucesso esta etapa da horticultura e já nos colocamos a disposição para maiores informações dos interessados sobre os próximos cursos. Agradecemos ao Senar e  Sindicato Rural pela parceria que, visa levar conhecimento e mais oportunidades para os produtores. A base da economia do nosso município está no campo. Sendo assim, temos que proporcionar oportunidades a todos, para que busquem informações e acesso as novas tecnologias e novidades”.

O Senar é uma instituição de ensino rural, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Procura por meio de treinamentos e capacitações, mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para especialização e qualificação em diferentes ocupações. Atualmente, o SENAR-MT atua em três frentes de trabalho: Formação Profissional Rural, Promoção Social e Assistência Técnica e Gerencial.