Representantes de Água Boa visitam Paranatinga para conhecerem o Projeto ‘Recicla Verdinho’

verdinho sebraeO projeto desperta nas crianças em idade escolar a consciência ambiental, fomenta a agricultura familiar, proporciona o acesso à uma alimentação mais saudável e economia às famílias

A secretária de Desenvolvimento, Agricultura e Turismo de Água Boa, Thiene Costa, a secretária de Educação, Nubia Foschiera e o secretário adjunto de Agricultura Familiar, Otacílio Barbosa, participaram no último domingo (04.07), do lançamento do Projeto ‘Recicla Verdinho’, em Paranatinga. O projeto, que visa despertar nas crianças em idade escolar a consciência ambiental, fomentar a agricultura familiar, proporcionar o acesso à uma alimentação mais saudável e economia às famílias, faz parte do programa Cidade Empreendedora e Sustentável, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT).

Para que isso aconteça os estudantes recolhem material reciclado – garrafas pet, latas de alumínio, embalagens Tetra Pak e de produtos de limpeza – e depois de lavados fazem a troca por um voucher chamado Verdinho. Dez unidades rendem um Verdinho que, por sua vez, vale R$ 1,00. O voucher serve como “moeda” para a compra exclusiva de produtos da agricultura familiar na Feira Municipal da cidade e posteriormente, os feirantes o trocam na agência local do Sicredi. Em Paranatinga, nesta primeira etapa participam do programa 79 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal 03 de Maio.

Segundo a secretária de Desenvolvimento, Agricultura e Turismo, Thieni Costa, o projeto foi escolhido como a primeira ação a ser realizada por Água Boa no programa Cidade Empreendedora e Sustentável.

“Ele é maravilhoso e possui uma abrangência muito grande, pois permeia setores da econômia, educação, empreendedorismo, meio ambiente e saúde. Uma união dentro do administrativo municipal. Nós vimos nos olhos da criançada o brilho e a empolgação deles ao verem que o trabalho gerou resultados, que complementaram a renda da família. Só um exemplo, de como o Programa Cidade Empreendedora é uma parceria que muda a cabeça de todos os gestores públicos ao trazer uma consciência e uma forma diferente de olhar e trabalhar o poder público municipal”, afirmou.

verdinho sebrae3

A secretária de Educação, Nubia Foschiera, explicou que a viagem foi uma oportunidade de conhecer o projeto de perto, agora é hora de estudar e ver a logística envolvida. “Acredito que Água Boa está preparada para realizar o ‘recicla Verdinho’. Uma ação que melhora a qualidade de vida e o meio ambiente. Ver a felicidade das crianças motiva a gente ainda mais”, disse. 

O secretário adjunto de Agricultura Familiar, Otacílio Barbosa, destacou ainda o incentivo a agricultura familiar. “Conversando com o secretário de Agricultura de Paranatinga, Diego da Silva, pude perceber que possuímos as mesmas dificuldades, e ao ver um projeto que já deu certo em outras cidades e teve um pontapé inicial muito bom, faz a gente querer levar para Água Boa. Uma ação que leva a população de volta a feira e incentiva o consumo da agricultura familiar”.

verdinho sebrae2

O prefeito de Paranatinga, Josimar Marques Barbosa, agradeceu a presença dos representantes de Água Boa e destacou essa integração entre os municípios como algo positivo do programa Cidade Empreendedora. “Assim como eles estão aqui conhecendo o projeto, eu estive em Campo Verde, primeira cidade a realizar o ‘Recicla Verdinho’, e pude ver o engajamento de todos no projeto. E experiências positivas como essa devem ser copiadas. A receptividade até agora tem sido grande e estamos contentes em envolver a todos na busca por um meio ambiente sustentável e preservado”, ressaltou.

Essa integração entre os municípios é extremamente benéfica afirma o analista técnico do Sebrae/MT, José Tavares. “Sempre incentivamos esse intercambio. Ambas as cidades estão interessadas em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios e nada melhor do que usar boas experiencias para isso”, concluiu.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos: Atores do Desenvolvimento, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Centro Sebrae de Sustentabilidade, Jepp - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, Crescendo e Empreendendo, Municípios em Números, Levantamento de Oportunidades, Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal.