Parceria entre Prefeitura Municipal e EMPAER/MT leva o projeto AGROcotton até as aldeias indígenas de Água Boa

IMG 9

Na quarta-feira (03/02), os profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e da Secretaria Adjunta de Agricultura Familiar, estiveram nas quatro Aldeias do município, onde está sendo desenvolvido o projeto AGROcotton, fruto da parceria entre a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER-MT), a empresa FARFARM e a Prefeitura Municipal de Água Boa.

A empresa brasileira FARFARM* é a fomentadora do projeto, e é especializada em projetos de supply chain regenerativos. Sua missão é transformar a indústria têxtil no Brasil. Por meio da agrofloresta, ela estabelece cadeias produtivas virtuosas para abastecer o mercado têxtil de matérias-primas genuinamente ecológicas, apoiando pequenos produtores e, portanto, gerando baixo impacto socioambiental.

IMG 16

De acordo com o Prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz Filho, a gestão municipal tem se empenhado em levar projetos que facilitam a vida dos povos indígenas.

“Uma das bandeiras da nossa gestão é levar até essas pessoas condições de produzir diversos tipos de cultivares, para que as aldeias possam se tornar autossustentáveis e ainda gerar renda através dos produtos produzidos” diz o Prefeito Dr. Mariano.

IMG 34Segundo a Secretário Adjunto de Agricultura Familiar Otacílio Barboza, neste projeto em especial, será produzido algodão e outros cultivares dentro de um sistema de agrofloresta. “Conforme demonstrado nas Aldeias, serão plantados linhas de plantas arbóreas e nos espaços entre as linhas de arvores será plantado o algodão, no sistema de agrofloresta e isso possibilita aproveitas melhor os espaços. ” Pontua Otacílio.

IMG 48

A equipe local da EMPAER-MT em Água Boa composta pelos extensionistas rurais Alison Lucas Lorenzon, Ana Maria Pereira Porto Weissheimer e Jaqueline Bruning Azevedo Possamai informaram que este projeto está sendo executado em 12 municípios aqui do vale do Araguaia, através da Empaer-MT e dos parceiros locais.

“Aqui em Água Boa o projeto está sendo executado pela Empaer-MT e pela prefeitura e foi implantado nas 4 aldeias. Todos os insumos utilizados no projeto foram fornecidos pela FARFARM (calcário, adubo, sementes, mudas). Empaer está entrando com a assistência e orientação técnica e a prefeitura fez toda parte operacional para preparo das áreas e está dando todo o suporte necessário para o seu desenvolvimento” relataram os extensionistas.

IMG 40

O extensionista Alison comentou sobre os demais cultivos dentro do sistema agroflorestal. “Além do algodão também foi implantado milho e feijão, que poderá ser utilizado pelos indígenas para a alimentação.  Dentro do componente arbóreo também foram colocadas plantas que podem servir para a alimentação da comunidade indígena. Nas 4 aldeias foram plantados pequi, baru, caju, citros (laranja, mexerica e limão), banana, goiaba, pinha, jatobá, jenipapo e mangaba. Também foram colocadas entre as arvores mandioca e abacaxi. Tudo isso com o objetivo de os indígenas tiraram uma pequena renda com a venda do algodão e ainda produzirem alimento para sua subsistência” finalizou Alison Lucas Lorenzon.