Prefeitura promove projeto de melhoramento genético da bovinocultura de leite de Água Boa

IMG 7

Sabendo da importância da atividade leiteira para os pequenos produtores dos assentamentos de Água Boa, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural - EMPAER, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -SENAR, vem prestando assessoria a eles, com o objetivo de alavancar a produção de leite no município. Através do projeto Sêmen, estão buscando qualidade genética para o rebanho leiteiro da região.

A equipe envolvida no projeto, informou que a atividade leiteira em Água Boa é muitas vezes a principal fonte de renda do pequeno produtor tendo um papel muito importante na fixação das famílias na área rural, porém muitos erros na nutrição, manejo e reprodução fazem com que os índices de produtividade fiquem abaixo do esperado.

IMG 6

Sendo assim, uma das estratégias adotadas é a instalação de um programa voltado para a melhoria genética do rebanho leiteiro dos assentamentos, que consequentemente irá aumentar os índices produtivos e a rentabilidade do produtor, estimulando-os a permanecer em suas propriedades.

Estão participando os proprietários dos P.As Jatobazinho, Santa Maria, Jaraguá e Jaraguá Velho.

As doses de sêmen foram doadas pela SEAF, e uma empresa terceirizada foi contratada para realizar o serviço hormonal, a técnica de IATF até o diagnóstico da gestação.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, pela sua secretária Rejane Garcia, o secretário Adjunto da Agricultura Familiar Otacílio Barbosa, a médica veterinária Leandra Tapajós, a médica veterinária do Senar Márcia Félix e a médica veterinária da EMPAER Jaqueline Possamai. Também fazem parte do projeto a empresa Madras Vet, com os veterinários André Reginato e Diego Barzon.

Por Assessoria de Comunicação Prefeitura