Curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos

Foi realizado em Água Boa entre 04 e 08 de fevereiro, o Curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos com a participação de 15 servidoras da Secretaria de Educação que trabalham no apoio nutricional das escolas municipais.

O Objetivo foi orientar e capacitar as servidoras a partir da escolha, preparo e utilização dos alimentos da merenda escolar com variedades, balanceadas, atrativas, custos compatíveis e sem apresentar riscos à saúde dos alunos.

Em Água Boa o curso foi ministrado pela instrutora do Senar Maria Célia Rezende. “Estamos aqui para contribuir com as servidoras da melhor forma possível. Todas sabem da importância e o que significa o desempenho delas na retaguarda escolar. Com essa iniciativa elas poderão elaborar melhor o cardápio no dia a dia, escolhendo melhores os alimentos de maior percentual de aproveitamento e rico em nutrientes.

A alimentação é um fator muito importante, é fonte de saúde e, uma criança (aluno) bem alimentada terá bom desempenho em sala de aula. O resultado do curso em Água Boa foi muito positivo. As participantes tiveram bom desempenho e muita aplicação. Quem ganha é o município. Elas aprenderam bem o conteúdo que foi passado”.

Entre as questões trabalhadas no curso estão: Boas práticas na produção da alimentação escolar, qualidade dos gêneros alimentícios, armazenamento, conservação, higienização dos alimentos, operações de preparo, distribuição e aproveitamento.

Higiene pessoal e de utensílios, equipamentos, produtos e procedimentos adequados. Cuidados com o lixo- recolhimento e destinação e outras

O Curso Planejamento e Aproveitamento de Alimentos foi uma parceria entre Prefeitura de Água Boa (Secretaria de Educação e Desenvolvimento), Sindicato Rural, Senar/MT e apoio da Câmara Municipal. Todas as servidoras receberão certificados comprovando, eficiência e desempenho.