Secretaria de Educação Realiza Curso de Capacitação Método Boquinhas

A Secretaria Municipal de Educação realizou na última semana, em Água Boa, o curso de Capacitação Plena Método Boquinhas, com a participação de 310 profissionais da rede de ensino do município.

Foi mais uma iniciativa da SEMEC que tem entre os seus objetivos, proporcionar alternativas e mecanismo aos seus educadores para acesso a novos conhecimentos e métodos, para uma melhor prática no processo de alfabetização dos alunos.

O curso foi ministrado pela Psicopedagoga e Multiplicadora do Método Boquinhas Maisa Bezerra Chaga, profissional com mais de 16 anos experiência.

O Método Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC e tem sido atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos.

O Método é de fácil aplicabilidade e compreensão e tem sido utilizado em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros, com trocas de letras, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e auto-estima do professor e do aluno, desde as séries iniciais até o grupo da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Durante o curso em Água Boa foram abordadas questões sobre, Treino Educacional Infantil, Treino Alfabetização e Produção Textual voltados ao desenvolvimento do método fônico, onde o aluno durante a alfabetização, primeiro conhece os sons de cada letra, permitindo assim o conhecimento para alcançar a pronúncia completa da palavra.

Segundo o Secretário de Educação Agnaldo Lansoni, o encontro foi muito importante, uma vez que o Método Boquinhas amplia a capacidade de conhecimento dos educadores e eleva o nível de aprendizagem dos alunos. “Nestes últimos anos, procuramos desenvolver ações que resultam na qualidade da educação. Temos realizado com frequência cursos de capacitação, palestras e debates para nossos profissionais, com a finalidade de elevar o nível da alfabetização e o maior conhecimento para os nossos alunos. Assim, temos trazido em Água Boa grande nomes da área educacional. A Presença da Educadora Maisa Bezerra Chaga foi mais um desses exemplos. Em 03 dias ela passou uma gama importante de conhecimento para os nossos profissionais”.