Professora da Escola Vila Nova desenvolve projeto Quebra-Cabeça

O quebra-cabeça reforça as conexões existentes do cérebro e incentiva a formação de novas ligações. Com isso, ajuda a melhorar a atividade e a agilidade mental. Ele estimula tanto o lado esquerdo do cérebro, com a lógica e racionalidade, quanto o lado direito, com a criatividade e a visão artística da obra.

Por apresentar essas habilidades signficativas no processo ensino-aprendizagem, a professora Cassia Fernanda da Escola Municipal Vila Nova elaborou o projeto “Quebra-cabeça nas aulas de Artes” cujo objetivo principal é desenvolver a atenção, pensamento lógico e a inteligência dos alunos que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem. Este projeto é desenvolvido com alunos do 1º ao 5º ano nas aulas de Artes, uma vez por semana.

Essa é uma estratégia de ensino ativo baseada na aprendizagem cooperativa com o intuito de desenvolver habilidades intelectuais e interpessoais através de relações sociais nas quais os alunos interagem e compartiham ideias, melhorando a compreensão individual e mútua de determinado assunto.

A professora Cassia Fernanda que trabalha com crianças assistidas na sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado) ressaltou que este projeto foi criado em virtude da quantidade de alunos com déficit de atenção encaminhados para tal atendimento. E uma das atividades que contribui para isso é o quebra-cabeça, uma vez que estimula o cérebro, é bom para a memória, facilita muito a aprendizagem e acaba gerando benefícios para as crianças de diferentes idades.

Para reconhecer o desempenho escolar dos alunos que frequentaram a sala do AEE nada mais justo do que premiá-los. E essa premiação foi entregue em uma simples solenidade na própria escola.

O trabalhho com projeto pedagógico é uma realidade nas escolas brasileiras pela sua grande e fundamental contribuição no processo de ensino-aprendizagem. Esses ganhos se estendem à adolescência e vida adulta, sendo qualidades muito valorizadas nos campos profissionais. A percepção de grandes negócios, de oportunidades do mercado podem nascer ainda na infância, com os estímulos adequados.

Por Escola Vila Nova