Biblioteca de Água Boa foi selecionada para participar do programa Conecta Biblioteca

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Água Boa recebeu nesta segunda-feira (19), uma grande notícia. A biblioteca municipal está entre as 108 bibliotecas públicas nacionais selecionadas para participar do programa Conecta Biblioteca em 2018. Resultado de uma parceria da ONG Recode com a Caravan Studios, o programa visa estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.

Entre os objetivos do programa, está o aumento em 60% do número de novos visitantes dessas bibliotecas, sendo pelo menos 1/3 representado por jovens entre 14 e 29 anos.

De acordo com Alisson Varela gerente de cultura de Água Boa, é uma grande conquista para o município, uma vez que, a partir desta seleção, a biblioteca municipal poderá capacitar seus funcionários, criar melhores práticas de atendimento, desenvolver novos projetos para técnicas de leitura, organizar melhor seu acervo e espaço físico para os visitantes entre outras.

Para o secretário de educação e cultura de Água Boa Agnaldo Lansoni, a inclusão da biblioteca municipal neste projeto, significa um grande avanço na área cultural. “Há tempos, nossa biblioteca vem realizando um trabalho competente e sendo uma das referências no estado, através do desenvolvimento de seus projetos. Acredito que, com a participação nesse projeto nacional, vamos adquirir mais conhecimento, preparo e experiência para ampliar nossa área de atuação, objetivando em um serviço de qualidade para quem freqüenta a nossa biblioteca. Tudo isso que está acontecendo, é o resultado de um trabalho de equipe, e também do total apoio do prefeito Mauro Rosa”. Disse Lansoni

Como próximos passos, cerca de 200 participantes das duas fases do programa irão se reunir no II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, em maio, no Rio de Janeiro. Além de compartilhar boas práticas, a reunião dará início à formação dos profissionais em Pesquisa da Comunidade, etapa inicial para identificação das demandas da população para o equipamento cultural.

Acesse: www.recode.org.br/conectabiblioteca e Conheça as bibliotecas selecionadas: