Secretaria de Cidade e Meio Ambiente. Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas- ONU, com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Todos os anos, o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida. Este ano o tema é “Água para Todose nos alerta sobre os bilhões de pessoas que vivem sem água potável em casa.

Apesar de nosso Planeta ser repleto de água, a estimativa de que apenas 0,77% esteja disponível para consumo humano, além do que esta quantidade encontra-se distribuída de forma irregular por todo território, sendo visível a escassez e a má qualidade em diversos lugares.

Por muitos anos a água foi vista e tratada como um bem inesgotável, exemplo disso, o uso indiscriminado e inconsequente, como resultado, a degradação e a escassez sentida atualmente.

A água faz parte do nosso dia a dia, desde a produção de alimentos, a constituição do nosso corpo, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta, pois colabora com a manutenção da biodiversidade.

Neste dia em que é comemorado o Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio ambiente de Água Boa reforça a importância do tema e faz algumas sugestões: Não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

É importante pensar que pequenas ou grandes atitudes que tomamos podem prejudicar o todo. Apesar da preocupação e a reflexão sobre o assunto serem maiores nesta data, lembrar que, também nos demais dias do ano, precisamos tomar atitudes que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.

A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba.” (Guimarães Rosa)