Curso de Poda de Árvores Fez Parte da Semana do Meio Ambiente

Prefeitura Municipal de Água Boa por Meio da Secretaria Municipal de Cidade e Meio Ambiente em parceria com Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) encerrou nesta quarta-feira (05), o 2º Curso de Poda de Árvores em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo foi conscientizar a população e os profissionais que atuam nesta área sobre a maneira correta de realizar o trabalho de poda sem causar danos ao meio ambiente.

Com a participação de 40 pessoas, o curso foi ministrado pelo técnico em gestão ambiental Júnior Micolino da Veiga que trabalhou no Instituto Socioambiental- ISA.

Na parte teórica foi falado sobre a importância da preservação das árvores, a necessidade da arborização urbana, quais espécies são adequadas para o plantio em calçadas, técnicas de poda e ferramenta, conhecimento sobre equipamento de proteção (EPI) e segurança no trabalho e legislação ambiental.

Na parte prática foi feito a demonstração da poda em uma árvore na praça do lazer, plantada a mais de 15 anos. Os participantes receberam o certificado de conclusão do curso de poda.

Este ano o tema lançado pela Organização das Nações unidas- ONU, para a Semana do Meio Ambiente é “Combata a Poluição do Ar”.

Para o Secretário Municipal de Cidade e Meio Ambiente Cristiano Seibel Dalla Costa, é muito importante conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das árvores e boas práticas que contribuem para a melhoria do meio ambiente. As árvores são responsáveis pela captura das partículas de poluição, elevando o padrão de saúde da população, uma vez que, diminuem-se os riscos de doenças cardiorrespiratórias, do estresse, da ansiedade, além de embelezar nossas ruas e praças.

Em Água Boa, a Secretaria Municipal de Cidade e Meio Ambiente informa à população que mantém um programa de monitoramento de podas de árvores na cidade, promovendo trabalhos de educação ambiental permanentes, com realização de campanhas e plantio de mudas nativas nos espaços públicos.