Prefeitura inaugura Parque Vale dos Ipês

Recuperação de 06 hectares área degrada se transforma em um dos parques ecológicos mais bonitos de Água Boa e mostra como a natureza reage

A Prefeitura de Água Boa e a Secretaria Municipal de Cidade e Meio Ambiente inauguram oficialmente no próximo sábado, o complexo de lazer Vale dos ipês, localizado ao lado da Avenida Planalto na região central. Trata-se de uma impressionante obra de recuperação ambiental. Aquilo que no passado foi uma grande “dor de cabeça” para a comunidade, uma erosão de enormes proporções acaba de se transformar em um belo espaço ecológico.

Para o Prefeito Mauro Rosa, a cidade ganha uma obra que demonstra toda preocupação do poder público municipal com a situação do meio ambiente, qualidade de vida, lazer e também com o paisagismo da cidade. “ É uma das principais obras de nossa gestão. Os moradores mais antigos lembram bem, de como era a situação do local. A erosão parecia um precipício sem fim. Mas, agora tudo está diferente. O Vale do Ipês é uma obra moderna que vai gerar inúmeros benefícios para a comunidade, além de deixar a cidade mais bonita. Fizemos tudo com muito esforço, planejamento e valorizando cada centavo dos impostos dos contribuintes. É uma obra realizada com 100% de recursos próprios. É mais uma etapa cumprida. É mais um compromisso realizado. Espero que a população possa usufruir da melhor maneira. Agradeço toda a equipe de colaboradores que ajudou na realização do Vale do Ipês. Esta é uma ação inédita de sustentabilidade”.

Segundo o Secretário de Cidade e Meio Ambiente Cristiano Seibel Dalla Costta, desde 2014 sob a gestão do Prefeito Mauro, o espaço foi cuidadosamente projetado dentro dos princípios paisagísticos e sustentáveis. Hoje quem passa pelo local ou nas proximidades, depara com outra realidade. A área de aproximadamente 06 hectares foi totalmente recuperada. A erosão que era objeto de incomodo e comentários depreciativos acabou. “ A vegetação é uma das alternativas utilizadas em áreas degradadas com proposito de conter erosão, recuperar o solo, evitar a poluição das águas, auxiliar no retorno da fauna e da flora. A partir do próximo do sábado, o Parque Vale dos Ipês será entregue a população. Acredito que o mesmo deverá proporcionar aos visitantes um amplo convívio com a natureza, melhorar a compreensão da importância de uma requalificação ambiental, bem como promoção da qualidade de vida urbana”.

O secretário de Cidade e Meio Ambiente, Cristiano Seibel Dalla Costta ressalta ainda que a Prefeitura tem uma preocupação constante em preservar a paisagem da cidade com ações de recuperação de áreas degradadas. Em resumo, o problema virou solução, transformando-se em uma aprazível área verde, propícia a caminhadas e lazer das famílias de Água Boa. Ruas, calçadas, bancos, lixeiras, iluminação de led, jardinagem, academia e centenas de árvores nativas plantadas, com predominância de Ipês completam a formatação do Parque.

Serviço:

Evento: Inauguração do Vale dos Ipês