Escritório Social é inaugurado em Água Boa 

Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (11), o Escritório Social de Água Boa, por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça, a Prefeitura, entidades e instituições, para oferecer políticas públicas direcionadas aos familiares e pessoas privadas de liberdade prestes a sair do sistema prisional, sendo um importante instrumento de apoio para a retomada do convívio em liberdade civil.

A solenidade de inauguração contou com a presença da vice-prefeita Rejane Garcia, representando o prefeito Dr. Mariano, a primeira-dama Juliana Souza, o gestor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT), Lusenil Cruz, a juíza da comarca, Silvana Fleury Curado, o promotor de Justiça Luiz Alexandre Lentisco, o delegado Matheus Soares Augusto, o delegado Danilo Barbosa, o diretor da penitenciária PM Major Zuzi, Gilberto Oliveira, a coordenadora do Escritório Silvana Mazzonetto e a vereadora Liziane.

Para a Assistente Social e coordenadora da unidade, Silvana Mazzonetto, “o escritório social irá garantir Direitos e favorecer a reinserção dos indivíduos egressos na sociedade. Inclusive, vimos como uma importante ferramenta para minimizar as possibilidades de retorno ao cárcere, pois a partir desse apoio, terão a oportunidade de recomeçar de forma mais segura, ao terem acesso às Políticas Públicas, capacitações profissionais, ser inseridos ao mercado de trabalho e resgatar os vínculos familiares, sendo de extrema importância esse apoio nessa nova fase dos egressos.”

De acordo com o diretor da penitenciária PM Major Zuzi, Gilberto, essa inauguração representa um marco significativo para a Penitenciária e para os recuperandos, tendo em vista que o novo espaço visa fortalecer a reintegração social e oferecer suporte estruturado, trazendo benefícios tanto para a unidade quanto para as pessoas privadas de liberdade.

“Para a Unidade Prisional, o Escritório Social contribui para a redução dos índices de reincidência, promovendo uma transição mais segura e planejada para os recuperandos que deixam o sistema. Esse tipo de apoio reforça o papel da instituição não apenas como uma ferramenta de segurança, mas como um agente de transformação social”, destacou Gilberto.

Ainda de acordo com o diretor, “além disso, a participação da equipe técnica da unidade prisional junto ao Escritório Social enriquece o atendimento oferecido. Com o conhecimento que essa equipe possui dos desafios e necessidades específicas dos recuperandos, ela agrega mais eficácia ao acompanhamento e ao suporte oferecido no Escritório Social, alinhando-se às práticas de reintegração eficazes”, explicou.

 E ainda completou, “para os PPls, os benefícios são ainda mais impactantes. O Escritório Social oferece um acolhimento qualificado, com atendimento psicossocial, orientação jurídica, auxílio na busca por trabalho e suporte no acesso a direitos essenciais, como saúde e documentação. Esse suporte contínuo, somado às oportunidades de qualificação profissional, favorece a autonomia dos recuperandos e abre novas perspectivas de vida fora do ambiente prisional, Acreditamos que todo ser humano merece uma nova oportunidade e que, com o suporte adequado, é possível trilhar caminhos diferentes.”

O Escritório vai funcionar na Avenida Norberto Schwantes, Centro II, esquina com a Rua 03, ao lado do Sine.