PREFEITURA SEDIA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO IBGE SOBRE O CENSO DEMOGRÁFICO 2020

A Prefeitura de Água Boa sediou na última sexta-feira (13), na sala de Múltiplo Uso, a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (Repac) com representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e participação de representantes do Ministério Púbico, Polícia Civil e secretarias municipais.

A reunião foi presidida por representantes do IBGE têm como objetivo promover a divulgação do Censo Demográfico na comunidade local, dando transparência à operação da coleta de dados no município e buscando, junto à sociedade, apoio e parcerias para viabilizar as atividades censitárias. A previsão é que sejam realizados outros encontros no município ao longo do processo de planejamento e execução do recenseamento.

Segundo Cristiano Rocha, coordenador do Censo em Água Boa, a reunião visa levar transparência a sociedade sobre o trabalho do IBGE, e ao mesmo tempo envolver a comunidade neste processo. “O objetivo é envolver, setores públicos, privados, buscando o apoio logístico, operacional, de forma que o Censo possa fluir de maneira mais tranqüila e alcançando os objetivos, porque de certa forma toda população é beneficiada com as informações que são colhidas, e isso se traduz em políticas públicas voltadas para as necessidades das pessoas, e aumento no fundo de participação dos municípios. O importante é retratar a realidade do Brasil e de maneira particular o município de Água Boa.” Conclui Cristiano.

O IBGE está realizando processos seletivos simplificados para contratação da mão de obra que realizará o recenseamento. Para Água Boa serão disponibilizadas 28 vagas, e as inscrições estarão abertas até a próxima terça-feira (24). São oferecidas vagas para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, no site do Cebraspe, banca organizadora dos processos seletivos.