Prefeitura se Prepara para Novos Desafios da Contabilidade Pública

contabilidadeA Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Planejamento e Finanças está preparando sua área contábil para adotar os novos modelos de contabilidade púbica indicados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A norma vem do Tesouro Nacional para os Tribunais de Contas de todos os estados e seus municípios, seguindo a tendência de regras internacionais como o novo plano de contas, novas demonstrações e novos procedimentos contábeis.

Para Água Boa e demais municípios Matogrossenses o prazo de adaptação é até 31 de Dezembro de 2014, devendo iniciar em 2015 com os novos formatos de contabilidade. Para isso a equipe de contadoria já vem desde 2013 estudando e participando de encontros presenciais em Cuiabá.

De acordo com o Contador da Prefeitura Maurício Acadrolitoda a contabilidade pública está em processo de convergência com as convenções internacionais e a nova metodologia dependerá da plena integração de todas as Secretarias e Gerências Municipais”.

Ao longo desse processo ainda cabe ao controle interno da Prefeitura programar melhorias e estender as orientações sobre as novas normas e procedimentos aos demais setores responsáveis do poder executivo.