Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão para diagnóstico de Hanseníase

b6cd30a3 0856 4534 b137 e938c1c39746

A Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão de busca e diagnóstico de Hanseníase na manhã do último sábado (26), no Centro Municipal de Saúde. Mais de 50 pessoas foram examinadas e 9 casos positivos foram confirmados. A doença tem cura, mas se não diagnosticada a tempo pode causar lesões irreversíveis como deformidades ósseas, articulares, cegueira, esterilidade e até mesmo o óbito. 

A ação contou com a mobilização de 12 profissionais da saúde, entre médicos, fisioterapeuta, enfermeiros e técnicos em enfermagem. O objetivo foi incentivar a procura pelos serviços de saúde para realizar o diagnóstico da doença.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, este ano já foram 18 novos casos diagnosticados. No ano passado (2021), foram 148 novos casos em Água Boa, um número pequeno em relação aos anos anteriores, visto que durante a pandemia houve uma redução nas notificações devido à baixa procura pelo teste. 

 A coordenadora municipal da Vigilância em Saúde, Odeny Martins, alerta que este fato é bastante preocupante pois, “a busca pelo diagnóstico é tão demorada que quando o paciente se dá conta já está com a forma clínica mais avançada que é a multibacilar”. Ainda de acordo com a coordenadora, o diagnóstico precoce da hanseníase tem se mostrado um instrumento valioso para prevenir a instalação de deficiências e incapacidades físicas.

A hanseníase é definida como uma doença infectocontagiosa e crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, conhecido como bacilo de Hansen, responsável por caracterizar um importante problema de saúde pública. A doença pode demorar anos para apresentar os primeiros sinais, por isso é importante ficar atento.

mutirao saude

Sinais e Sintomas

A hanseníase acomete principalmente pele e nervos periféricos, mas também pode comprometer outros órgãos. Os principais sinais e sintomas são:

Os sintomas podem levar até 10 anos para se manifestar e somente o especialista é capaz de diagnosticar.

Tratamento

O tratamento da hanseníase é feito por meio de comprimidos e disponibilizado de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podendo durar 6 meses em casos da forma mais branda, ou 12 meses no tipo mais grave. Independente do estágio, após a primeira dose do remédio a pessoa já não transmite a doença. 

Mas fique atento, é fundamental que o tratamento seja feito até o final para eliminar completamente os bacilos. A interrupção pode agravar a doença e causar resistência medicamentosa.

Quando feito de forma correta, o tratamento cura a doença, evita a transmissão e o agravamento.

Preconceito

O preconceito e a falta de informação ainda são uma forte barreira na luta contra a hanseníase. Odeny Martins explica que, “apesar de ser uma patologia curável, a mesma carrega um grande estigma por parte da sociedade, já que pode acarretar em terríveis deformações levando a exclusão e discriminação dos seus portadores”.

E ainda completa, “ao contrário do que muitos pensam, a Hanseníase não é transmitida pelo compartilhamento de objetos, como copos e toalhas ou pelo contato com a pele, mas sim pelo convívio íntimo e contínuo com seus portadores, sendo as vias aéreas superiores o principal meio de contágio”.

No passado a doença já foi conhecida como lepra, ou mal de Lázaro, sendo vista como um sinal de impureza, por isso os doentes eram excluídos do convívio social. Na década de 20, quem possuía a comorbidade era mandado para leprosários como medida de isolamento e controle. Hoje, mesmo após a descoberta da cura, essa doença continua representando um problema de saúde pública pelo preconceito, vergonha e falta de conhecimento que fazem com que os casos sejam diagnosticados tardiamente.

A Hanseníase é uma doença tratável, com cura e os profissionais do município de Água Boa-MT são altamente preparados para te ajudar nesse processo, lembrando que o sigilo profissional para a Hanseníase é garantido por lei. Por isso, notando qualquer sinal ou sintoma, não sinta medo ou vergonha, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. 

O diagnóstico precoce e o tratamento melhoram a qualidade de vida do paciente e são extremamente importantes para evitar complicações, deficiência e interromper a transmissão.

Agora que você já conhece a importância de lutar contra a Hanseníase, compartilhe essas informações com seus amigos e familiares.