UCT de Água Boa recebe doação de sangue de policiais militares

429c49cf 9b1c 413b b057 c9cffa2f6f59

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de Água Boa está recebendo pela primeira vez uma campanha de doação de sangue do 13º Comando Regional da Polícia Militar, nesta terça-feira (29). Com mais de 40 voluntários inscritos para doar, a unidade precisou contar com toda sua equipe e o apoio de outros funcionários da Secretaria Municipal de Saúde para garantir a segurança e organização.

A mobilização que visa contribuir para o aumento no estoque de bolsas da unidade foi organizada pelo tenente coronel PM Gyancarlos Poglyneari Cebalho, que já é doador há mais de quatro anos. De acordo com ele, a ideia surgiu por causa da queda de doações durante a pandemia, mas o impulso foi o pedido de uma colaboradora do batalhão por doação de plaquetas. “Após o pedido dela entrei em contato com o hospital regional e fui informado que as plaquetas vem de Cuiabá, porém conversando com o pessoal da UCT percebi que estavam passando por algumas dificuldades para encontrar doadores, então resolvemos ajudar”.

91a9cbc7 3f92 4bf4 94e2 7c304dc2fbec

Esta é a segunda campanha da UCT após a pandemia do covid-19, período em que elas precisaram ser suspensas afetando as doações de forma negativa.  “Ficamos 2 anos na pandemia sem campanhas, Água Boa ficou 2 anos trabalhando com o estoque crítico, sendo as coletas na maioria com os  doadores da cidade. O desgaste foi grande para nós e para eles também. A partir do começo desse mês voltamos a realizar as campanhas, a primeira aconteceu em Canarana e agora já estamos organizando outras”, relatou a coordenadora da UCT, Célia Félix.

95f7fbbd b95d 4c6f 8e8f 42b224ea7abf

Segundo a coordenadora, Água Boa é responsável pela coleta de uma região muito grande, de aproximadamente 120 mil habitantes. “Nós atendemos o Hospital Regional, o Hospital do Vale, mandamos sangue para o estoque de Querência e Canarana, todas as outras 9 cidades transfundem aqui”, explicou Célia. Por isso, é extremamente importante manter o estoque de sangue em níveis regulares.

70ae2a05 14e0 40a6 8a71 db3e3d24d9e689

Nessa campanha, mais de 40 militares de 10 cidades diferentes agendaram a doação e muitos já compareceram na unidade nas primeiras horas do dia. Entre eles os sargentos Aparecido, Jefferson e Ednéia da 3ª Companhia de Polícia Militar de Nova Xavantina. Após realizar a doação, os voluntários ressaltaram a importância desse gesto solidário que salva vidas:

 “Como ser humano é preciso fazer esse ato de amor ao próximo. Mantendo o banco de sangue sempre abastecido não vai faltar para ninguém, porque hoje somos nós que doamos, mas amanhã pode ser a gente que precisa”, declarou o 3º sargento PM Aparecido que já era doador em Cuiabá.

“É sempre bom estar ajudando o próximo e com certeza não só a minha doação, como a dos meus colegas vai fazer diferença para muitas pessoas que estão precisando”, afirmou o cabo PM Jefferson que doou pela primeira vez.

b5e1ead5 7fc5 4c31 9474 3dcfa968ac3a

“É muito importante, a gente que está saudável, poder fazer essa ação para ajudar outras pessoas porque ajudar é sempre bom”, relatou a sargento PM Ednéia que já realizou outras doações em Tangará da Serra.

Além de Água Boa e Nova Xavantina, as demais cidades de origem dos voluntários da PM são: Campinápolis, Nova Nazaré, Cocalino, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Querência, Bom Jesus do Araguaia e Serra Nova Dourada.

proerd

Quem pode doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam com boa saúde e tenham peso igual ou superior a 52 quilos. Além disso, é preciso possuir documento oficial com foto, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior, não ter consumido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e não possuir doenças que podem ser transmitidas pelo sangue. Também é muito importante que o candidato esteja alimentado e bem hidratado. Os diagnosticados com Covid-19 devem aguardar pelo menos 10 dias após o fim dos sintomas para agendar uma doação. 

Na UCT de Água Boa, as doações podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e de 13h30 às 17h30 (exceto dias de campanha externa), mediante agendamento. Se por algum motivo você não puder doar, incentive pessoas que você conheça a realizar uma doação de sangue. 

 A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) está localizada na rua 16, número 349, centro II. 

Mais informações nos telefones (66) 3468-5510 ou 9 9998-2895. 

Por Ascom Saúde