Equipe de Saúde faz parto de emergência no ESF do Assentamento Jaraguá

nenem guaruja

A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) PA Jaragua Rural foi surpreendida na manhã da última quinta-feira (31) e precisou realizar um parto de emergência na unidade. A gestante chegou ao local com fortes contrações.

De acordo com os profissionais, a Ambulância foi solicitada, mas devido a distância o socorro não chegou a tempo. “Acolhemos a paciente e quando percebemos que não daria tempo, nos preparamos para realizar o parto. Para toda a equipe foi uma experiência extraordinária porque não é procedimento realizar partos nas unidades básicas de Saúde, mas conseguimos fazer da forma mais humanizada possível e com segurança”, informaram.

bebe guaruja

A criança nasceu às 9h30, pesando 3,4 quilos, com 51 centímetros e recebeu o nome de Miguel. A mãe, Kelly Mendes, informou que já estava com 42 semanas e 6 dias e no dia do parto acordou sem nenhuma dor. “Logo que meu esposo saiu para a lavoura começaram as contrações e chamei a professora para me levar para o ESF”, informou.

Após o parto, mãe e filho foram encaminhados para o Hospital Regional para receberem os atendimentos necessários.

O recém-nascido e a mãe passam bem e já voltaram na unidade para realizar o primeiro acompanhamento. Kelly aproveitou a consulta para agradecer a equipe de Saúde, afirmando que está muito grata por tudo que fizeram por ela e seu bebê.

Por Assessoria Comunicação Saúde