Tem início curso de Especialização em Saúde Pública em Água Boa

Na manhã desta segunda-feira (11), aconteceu a cerimônia de abertura da especialização em Saúde Pública, na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que está sendo ofertada pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) para aproximadamente 40 profissionais da saúde da região.

A especialização é a segunda a ser ofertada pela escola de forma descentralizada, sendo uma grande conquista para nosso município, e para os demais municípios que compõem as regionais  de Água Boa, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte e seus respectivos distritos sanitários especiais indígenas (DSEIs).

Além dos alunos e responsáveis pelo curso, participaram da abertura o prefeito municipal de Água Boa Dr. Mariano, a superintendente da ESP-MT, Silvia Aparecida Tomás, representando o secretário municipal de saúde Mateus, a biomédica Lorena Mattos, a diretora do escritório regional de saúde de Água Boa, Carolina Bernardo Leite, a coordenadora de ensino, pesquisa e extensão da ESP-MT, Eliane Barbosa Gerônimo e o professor Doutor Ricardo Burg Ceccim, que será o responsável por ministrar a aula magna da especialização.

Hoje é um dia de muita alegria pois estamos iniciando mais um curso de especialização em Água Boa para toda a região, junto a ESP do estado. Agradeço a todos os envolvidos que estão ajudando a qualificar nossos profissionais. Hoje está sendo plantada uma semente que com certeza vai marcar a vida de vocês (alunos) e vai promover uma saúde de excelente qualidade para nossa população”, declarou o prefeito Dr. Mariano.

O professor Doutor Ricardo Burg Ceccim, um dos pioneiros da educação permanente no mundo, falou da honra em participar deste momento tão importante.

“Eu tenho a honra de participar do primeiro momento de contato com os alunos e acho que uma das coisas mais relevantes num curso desse é o fato de ser conduzido pela ESP fora de Cuiabá. A formação de quadros do Sistema Único de Saúde (SUS) é aquela formação que não termina, por isso chamamos de educação permanente, que é conhecer a realidade dos problemas de saúde, identificar e saber interpretá-los e uma especialização como essa contribui para isso, para que a gente possa qualificar a gestão, a prática, o desempenho, as respostas do sistema de saúde”, comentou o professor.

A especialização teve início nesta segunda-feira (11) e vai contar com um encontro mensal até dezembro de 2024. O tema da aula inaugural foi: “a importância da interprofissionalidade na formação do sanitarista.”