Audiência Pública reúne autoridades e a comunidade sobre o tema da Fibromialgia

Aconteceu na noite de quarta-feira (13) no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública sobre a Fibromialgia, realizado pelo Ministério Público, em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde.

O evento reuniu autoridades e a comunidade que sofre ou tem parentes com a doença. O obejtivo foi o de debater políticas públicas que viabilizem uma melhor conscientização da doença, uma melhor abordagem social e melhores meios para o tratamento da fibromialgia.

Estiveram presentes o Prefeito Dr. Mariano, a Primeira-Dama e Secertária Municipal de Assistência Social, Juliana Souza, o Vereador Leo Enfermeiro, a Vereadora Lisiane Figueiró, a Promotora de Justiça Drª Luane Bonfin, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Brito, a diretora do Escritório Regional de Saúde, Carolina Bernardo Leite e o médico e palestrante da noite, Dr. Paulo Alvares Costa Torres, além das representantes da Associação Mato-Grossense de Apoio a Cannabis Medicinal - AMACAM, Mari Possamai.

O tema foi abordado também pela Vereadora Lisiane Figueiró, autora do pr nº 007/2023 sobre a Fibromialgia. "[...] estamos em um momento em que temos um prefeito ligado a saúde [...] e pessoas que estão querendo fazer acontecer [...] que a partir de hoje iniciemos um novo ciclo [...] deixemos todo o descrédito para trás e possamos acreditar [...] que grandes coisas irão acontecer em relação a essas políticas públicas de saúde " - disse a vereadora em sua fala na tribuna.

De acordo com dados do escritório regional, Água Boa tem atualmente 75 pacientes notificados com Fibromialgia.

Dr. Mariano observou que o município pode ajudar criando grupos de apoio ao tratamento, como tem sido feito com os pacientes de hipertensão e diabetes, nas Unidades de Saúde, além de buscar outros meios de fortalecer a Associação que busca os medicamentos necessários.

Sobre a doença

A fibromialgia é uma das síndormes miofaciais, caracterizada por dores pelo corpo, sensibilidade ou rigidez dos músculos, fadiga, confusão mental, transtorno do sono, entre outros. O desconforto pode durar cerca de 3 meses, sumir e voltar, de acordo com alguns gatilhos, como o estresse ou outra enfermidade paralela. Sua origem ainda não está totalmente esclarecida, e é bastante provável que não exista uma causa única, mas a principal hipótese é uma alteração na percepção cerebral da dor.

Estudos mostram que embora ainda não haja cura para a fibromialgia é possível controle com a prática de exercícios físicos, preferencialmente atividades aeróbicas, como andar e nadar. A hidroginástica, o alongamento e o fortalecimento muscular devem, também, ser estimulados, já que benefícios são observados. Dentre os medicamentos, são prescritos analgésicos e está em estudo o uso do Canabidiol, remédio  em gotas, extraído da Cannabis, o que fomenta o debate social sobre a planta, popularmente associada a maconha.

Assista à audiência na integra pelo yotube da câmara: