Julho Amarelo: Prefeitura de Água Boa realiza mais de 500 testes rápidos e intensifica ações de prevenção contra as hepatites virais
- Cristiane Cândido-ASCOM
- Saúde
Durante o mês de julho, a Prefeitura de Água Boa, por meio do SAE/CTA, promoveu uma série de ações educativas, preventivas e assistenciais como parte da campanha Julho Amarelo, com foco na prevenção, testagem, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das ESFs Central e Guarujá e profissionais do Centro de Imunização participaram ativamente dessas atividades.
Ao longo do mês, foram realizados mais de 500 testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis, resultando na identificação de quatro casos positivos de hepatites, que já foram encaminhados para início do acompanhamento e tratamento no SAE/CTA. Além disso, mais de 100 pessoas foram vacinadas contra a hepatite B durante as ações de testagem e atualização vacinal.
A campanha contou com atividades nas unidades de saúde e ainda em pontos de grande circulação da população, como o Supermercado MT e o Supermercado Machado. As ações também ocorreram na empresa Gazin e na UPAM.
Durante as ações, além da testagem rápida, as equipes também realizaram a verificação e atualização da situação vacinal, especialmente de profissionais da saúde, com análise de exames como o anti-HBs, fundamental para monitorar a imunização contra hepatite B.
As ações educativas também foram destaque na campanha. Foram realizadas rodas de conversa com temas como “O que são as hepatites virais?”, “Formas de transmissão” e “Tratamento e cura”, voltadas para usuários das salas de espera de unidades de saúde. No dia 08 de julho, foi realizada uma roda de conversa especial na Câmara Municipal de Vereadores com o Dr. Daniel, voltada para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), reforçando o papel desses profissionais na conscientização sobre as hepatites virais.
A campanha teve como objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, oferecer vacinação gratuita e garantir que os casos reagentes fossem rapidamente encaminhados para tratamento adequado. Segundo a coordenadora do SAE/CTA, enfermeira Fabiane Valério, a mobilização foi fundamental:
“A campanha Julho Amarelo é essencial para chamar a atenção da população sobre as hepatites virais, doenças muitas vezes silenciosas, que podem causar sérios danos ao fígado se não forem identificadas e tratadas a tempo. Com as ações realizadas durante a campanha, conseguimos incentivar a testagem rápida e gratuita, orientar sobre formas de prevenção, reforçar a importância da vacinação contra a hepatite B e encaminhar para tratamento os casos detectados. Quanto mais pessoas tiverem acesso à informação e ao diagnóstico, maiores são as chances de evitar a cronificação da doença e complicações graves, como cirrose e câncer de fígado.”
A Prefeitura de Água Boa agradece a todos os profissionais da saúde e parceiros envolvidos nas ações do Julho Amarelo, que contribuíram para o sucesso da campanha e para a promoção da saúde da população.