2ª Reunião do FUNCRIANÇA

segundareuniaofuncraincacmdcaAconteceu nesta terça-feira, 24 de março, na sala de múltiplo uso da Prefeitura Municipal, a segunda reunião do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com o Ministério Público e a Classe de Contadores do Município sobre o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUNCRIANÇA).

Tomaram a frente da reunião a Presidente do CMDCA Iraci Torquatto, a Secretária Executiva Municipal dos Conselhos Neusa Mourão, o Promotor Municipal de Justiça Francisco Gomes de Souza e o Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso Emerson Lorenzon diante de aproximadamente 20 profissionais contábeis.

A iniciativa do CMDCA é conscientizar os profissionais das ciências contábeis a incentivar e orientar seus clientes declarantes de imposto de renda a destinarem parte de seu imposto obrigatório ao FUNCRIANÇA de Água Boa.

De acordo com o Contador Emerson Lorenzon, o procedimento é simples para o profissional e não gera qualquer despesa ou receita adicional, apenas direcionando parte do valor que iria para o Leão diretamente para o Fundo, que aqui em Água Boa, é usado em favor de projetos que envolvem nossas crianças.

Em 2014, com uma campanha fraca de conscientização o fundo recebeu aproximadamente 17.000 reais, que foram destinados em parte para projetos da Associação Pestalozzi, através da aprovação de uma Comissão de Avaliação e Monitoramento de Projetos do CMDCA.

O Promotor Francisco ainda reforçou que o Conselho da Criança que administra o Fundo Municipal não é um órgão dos poderes executivo, legislativo ou judiciário, mas formado pela sociedade civil organizada, ou seja, recepcionado e conduzido pela comunidade.

O Secretário Municipal de Administração Luiz Omar Pichetti esteve presente como ouvinte e se pronunciou entusiasmado com a orientação, afirmando não saber até então sobre essa opção na declaração e, que ele mesmo como pessoa física declarante do imposto de renda, irá destinar seu imposto este ano.