Secretaria Adjunta de Turismo

Órgão Gestor das Políticas Públicas de Turismo do Municipio de Água Boa, Mato Grosso.

 

APRESENTAÇÃO

 
O Turismo como uma prática social é resultante do processo construtivo da humanidade, que a partir do deslocamento das pessoas, por diferentes interesses e motivações, sobretudo para o lazer, descanso e busca de vivências diferentes do seu cotidiano, negócios, baseado no contato com a natureza, expressões culturais da localidade visitada e até mesmo orientado por fluxos migratórios influenciados pelo reordenamento econômico. Desse processo, originam-se uma série de relações socioeconômicas que implica no desenvolvimento dos lugares, que se estruturam em torno de atrativos e podem servir ainda de hub de uma região. 
 
O Desenvolvimento por meio do Turismo só pode ser garantido com o seu planejamento adequado, considerando que cada localidade possui suas potencialidades e forças próprias, bem como seus fatores limitantes. Ao se considerar tais aspectos e traçar estratégias de desenvolvimento, por meio do Turismo, é possível que se garanta experiências autênticas e justas aos visitantes ao mesmo tempo que se contemple o engrandecimento social e econômico das pessoas envolvidas - a comunidade. 
Desse modo, o Inventário Turístico e o Plano Municipal de Turismo de Água Boa foi viabilizado a partir de recursos provenientes do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo - FUNTUR, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC, conforme Resolução do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo Nº 010/2022/CEDTUR. Sendo executado pela Prefeitura Municipal de Água Boa em parceria com o SEBRAE Mato Grosso que conduziu tecnicamente a elaboração coletiva e participativa do  Inventário e Plano, com o objetivo de ordenar e integrar esforços para o desenvolvimento da atividade turística no município, observando suas forças e dificuldades, desafios e especificidades de modo a orientar empresários, gestores públicos e investidores a traçar metas e estratégias para o uso sustentável do Turismo em prol do Desenvolvimento Local e Regional.