Mobilidade Urbana em Discussão

camaramobilidade01Aconteceu no dia 25 de maio, segunda-feira, uma concorrida audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, para discussão da mobilidade urbana, envolvendo os poderes constituídos, segmentos sociais organizados e a sociedade em geral.

camaramobilidade02O plenário da Câmara ficou lotado, ultrapassando o número de cadeiras disponíveis, onde muitos ficaram em pé, demonstrando a importância e o interesse que este tema desperta na população.

camaramobilidade03As autoridades presentes por ordem de manifestação foram o Presidente da Câmara Gilnei Macari, o Primero Secretário da Câmara Ari Zandoná, o Vereador autor do requerimento da audiência Cezinha, o Secretário Municipal de Administração Luiz Omar Pichetti e o Tenente Coronel Jorge Luiz de Magalhães.

camaramobilidade04Também usaram a tribuna o Cofundador do Movimento Cívico das Vítimas de Trânsito (Movetran) Alan Apio, o Advogado da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Tiago Thoma e o Professor membro do Movetran Cidorf Quevedo.

Na sequencia o professor Cidorf apresentou, através de imagens em um telão, um projeto desenvolvido pelo Movetran, propondo a implantação gradativa de ciclovias e ciclo faixas nas principais vias da cidade.

As pessoas se manifestaram de forma ordeira e democrática apresentando várias sugestões e buscando esclarecimentos quanto à legislação, orientações de transito, iluminação pública, orçamento e execução do projeto.

Pichetti esclareceu que em breve o poder executivo estará propondo ações para discussão de revisão do plano diretor e implantação do plano municipal de mobilidade urbana, em consonância com a Lei Federal Nº 12.587/12, quando as propostas daquela audiência poderão ser contempladas.

O Secretario Pichetti avaliou o evento de forma geral positiva, denotando a importância da participação popular na construção dos processos administrativos, algo que vem crescendo em nosso município.