Bombeiros dão Orientações Sobre Alvarás de Novas Obras Empresariais

alvarabombeiros01Nesta terça-feira, 19 de abril, o 1º Tenente QOBM Comandante da 4ª CIBM Anttoniery Campello convocou uma reunião com os gestores municipais relacionados com a construção civil empresarial em Água Boa, para dar orientações sobre o alvará de obras dos bombeiros quanto a segurança contra incêndio e pânico.

alvarabombeiros02A reunião aconteceu na sala de múltiplo uso da Prefeitura de Água Boa, sendo palestrada pelos bombeiros Campello e Jaderson, do Corpo de Nova Xavantina, e contando com a presença do Secretário Municipal de Administração Luiz Omar Pichetti e demais servidores das áreas de planejamento, engenharia, saneamento e eventos.

De acordo com os bombeiros, as empresas que estão iniciando seus projetos de construção precisam, antes de realizarem as obras, providenciar o alvará do corpo de bombeiros, conforme a Lei estadual Nº 8.399/2005, sendo realizado um processo em duas etapas, uma de aprovação do projeto e outra de vistoria.

O primeiro documento emitido é o CERTIFICADO DE APROVAÇÃO DE PROCESSO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNCIO E PÂNICO, que dá orientações de regularização de medidas de segurança do local e o segundo, após a primeira vistoria, é o ALVARÁ DE PEVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO, com validade de um ano, se não houver mudanças no projeto.

Atualmente, para uma empresa construir são necessários processos do CREA, dos bombeiros, do meio ambiente e do código de posturas do município, passos tidos popularmente como burocráticos, mas pela visão governamental, necessários para a segurança, os limites, a ecologia, enfim para os padrões que nos projetam ao perfil de primeiro mundo.

Esta não é a primeira reunião dos bombeiros em Água Boa, sendo que em 2015 já foram feitas atualizações com engenheiros, arquitetos e gestores públicos quanto aos requisitos da instituição, que tem sido tolerante em longo prazo quanto à adequação da sociedade as suas solicitações e que em breve pretende se reunir com os produtores de festas da cidade.