Município de Água Boa é contemplada com equipamentos para o Conselho Tutelar

FOTO 02A composição de equipamentos a ser recebidos pelo município de Água Boa, através da SDH - Secretária de Direitos Humanos da Presidência da Republica, são um Automóvel Palio Weekend 1.4 que já se encontra no pátio da Prefeitura.

Já nos próximos dias esta prevista a chegada de mais 05 Computadores Desktop; 01 Impressora multifuncional; 01 refrigerador e 01 bebedouro.

Os equipamentos são de uso exclusivo do Conselho Tutelar. Esta ação tem por objetivo apoiar as prefeituras municipais nos processos de qualificação da rede local, fortalecer os Conselhos Tutelares enquanto órgãos estratégicos do Sistema de Garantia de Direitos(SGD) e fomentar o acesso e o uso do Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (Sipia Web) junto aos Conselhos Tutelares.

FOTO 01O Secretário de Administração Luiz Omar Pichetti, lembra que " A garantia dos direitos das crianças e adolescentes é papel de todos nós. É fundamental termos Conselhos Tutelares em condições adequadas de funcionamento, para darmos o indispensável apoio a comunidade"

Com a chegada em breve dos computadores, os conselheiros já passaram por um treinamento para trabalhar com o SIPA WEB - Sistema de Informações para a Infância e Adolescência, que é um instrumento de apoio à gestão municipal em direitos da criança e do adolescente, acessado pela internet, que facilita aos municípios a aplicação da Lei 8.069 de 13 de julho de 1990 ( Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA). O SIPIA WEB reduz o trabalho manual de administração nos conselhos tutelares em cerca de 30%, proporcionando mais tempo para as ações de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente. O programa da ao gestor municipal a oportunidade de qualificar a elaboração, a execução, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas de direitos da criança e do adolescente em nível local.