Autoridades assinam termo de implantação de um Escritório Social em Água Boa

Na manhã de terça-feira (17) as autoridades do executivo municipal reuniram-se com autoridades do GMF (Grupo de Monitoramento e Fiscalização) do Sistema Carcerário e Socioeducativo do TJMT (Tribunal de Justiça de Mato Grosso), para deliberarem sobre a implantação de um Escritório Social em Água Boa.

Estiveram no encontro o Prefeito Mariano Kolankiewicz Filho - Dr Mariano (MDB), a Primeira-Dama e Secretária Municipal de Asisstência Social Juliana Souza, o Desembargador Supervisor do GMF Orlando de Almeida Perri, o Juiz de direito e coordenador do GMF Dr. Geraldo Fernandes Fidelis Neto, o Secretário Adjunto de Administração Penitenciária Jean Carlos Gonçalves, o Juiz de direito da comarca de Água Boa Dr. Jean Louis, o Promotor Roberto Aroio Farinazzo Júnior, o Presidente da Funac - Fundação Nova Chance Winkler Freitas Teles, o Presidente da Câmara Municipal José Ari Zandoná (UB), os vereadores Adelar Fusinato (UB), Demilson Carvalho (PSB), Eva Pereira (PSB) e Leonardo Ribeiro (MDB), os diretores da Associação Comercial de Água Boa Miriam Bernieri Anversa e Pedro Rezende e assessores.

Os Escritórios Sociais são unidades públicas vinculadas ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), criados em 2016 e com um programa de expansão nacional desde 2019. Seu trabalho é o atendimento especializado no acolhimento de reeducandos, egressos em liberdade condicional e seus familiares, permitindo-lhes encontrar apoio para a retomada do convívio em liberdade civil.

Entre os principais focos do diálogo está a oportunidade de emprego nas empresas locais, vindo de encontro à crescente demanda de mão de obra da região e à importância da ocupação profissional dos ressocializados, oportunizando que se comprometam e se mantenham em atividades lícitas e sustentáveis.

Estamos trabalhando portarias que aperfeiçoem o sistema socioeducativo, e a oportunidade de emprego ao egresso traz inúmeros benefícios a ele, às empresas e a sociedade como um todo, por isso é extremamente importante a parceria com os municípios na implantação do Escritório Social - discursou o Desembragador Orlando Perri.

O Prefeito observou que já tinha conhecimento sobre o projeto, sendo essa uma proposta de grande interesse do executivo e, a partir dessa iniciativa do GMF, o município estará incluindo, o que lhe compete nessa implantação, no próximo planejamento anual.