CRAS promove ação do Programa Criança Feliz em parceria com CAPS e Pastoral da Criança

Aconteceu nesta semana uma ação especial do Programa Criança Feliz, promovido pelo CRAS de Água Boa, em parceria com o CAPS I Vida Nova e a Pastoral da Criança. A atividade teve como foco a valorização da vida, dentro da campanha Setembro Amarelo, e foi voltada às mães das crianças atendidas pelo programa.

A convite da coordenadora do Criança Feliz, Rosângel Kist, a enfermeira Denise Paixão e a psicóloga Patrícia Melo, ambas do CAPS I Vida Nova, conduziram uma roda de conversa com as mães. Durante o encontro, foram abordados temas importantes como o cuidado com a saúde mental e emocional, o acesso aos atendimentos pelo SUS em Água Boa, além de mitos e verdades sobre o suicídio.

As profissionais também acolheram relatos das participantes e responderam dúvidas, criando um espaço de escuta e apoio. Ao final, foi realizada a dinâmica “Estoure Sua Dor”, na qual cada participante escreveu em um balão algo que lhe causava dor emocional. Em um gesto simbólico, os balões foram estourados, representando o alívio e o enfrentamento dessas dificuldades, com o apoio das visitadoras do programa.

Enquanto a roda de conversa acontecia, as visitadoras do Criança Feliz realizaram atividades lúdicas com as crianças, proporcionando momentos de lazer e desenvolvimento. Simultaneamente, a equipe da Pastoral da Criança, coordenada pela senhora Iria Acadroli, realizou a pesagem das crianças, ação fundamental para o acompanhamento do crescimento e promoção da saúde infantil.

A iniciativa reforça o compromisso da rede de assistência social e saúde de Água Boa com o bem-estar físico e emocional das famílias, especialmente na primeira infância, promovendo ações integradas que valorizam a vida e fortalecem vínculos.