Água Boa realiza 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A Prefeitura de Água Boa, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou na tarde de quarta-feira (13) a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.

O evento reuniu representantes da sociedade civil e contou com ampla participação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

A conferência teve como objetivo fortalecer os compromissos com a democracia, a erradicação da fome e o direito humano à alimentação adequada, promovendo debates sobre sistemas alimentares sustentáveis e saudáveis.

Compuseram a mesa de honra o prefeito Ari Zandoná, a presidente do COMSEA Cátia Celine, a secretária executiva dos conselhos municipais Paula Cristina, representantes das secretarias de Saúde e Assistência Social e dos vereadores.

Durante o evento, foram realizadas palestras e debates sobre três eixos temáticos:

  • Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional, com a Gerente de Indústria, Comércio e Turismo da secretaria municipal de Desenvolvimento, Leidiane Oliveira.

  • Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito à alimentação adequada, com a nutricionista da secretaria de saúde, Káren Nathália Gurgel Câmara.

  • Democracia e participação social com a farmacêutica Tânia Segura.

Na sequência, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para discutir e elaborar propostas municipais e estaduais, culminando na eleição dos delegados que representarão Água Boa na 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN).

O encerramento foi marcado pelo agradecimento a todos os participantes e pelo reforço da importância da união entre poder público e sociedade na construção de políticas que garantam o direito à comida de verdade para todos.