Sala do Empreendedor Fecha 1º Semestre com 100% de Projeção de Crescimento no Atendimento ao MEI

A Sala do Empreendedor projeta um crescimento no seu número de atendimentos em mais de 100% em comparação ao volume atendido no ano de 2022. No exercício anterior tivemos um número de 3.766 atendimentos em todo ano enquanto somente neste 1º semestre atingimos 3.817, ou seja, já ultrapassamos 1,35% sobre 2022. O número de MEI (Microempreendedor Individual) com CNPJ ativo em maio deste ano somava 2.462 conforme dados da Receita Federal. Como os dados têm uma pequena defasagem, estima-se que a população de MEI no município atinja o número de 2.500 em junho de 2023.

Em termos absolutos, a Sala do Empreendedor já atendeu mais de 950 empresas ou pessoas físicas diferentes em todo seu tempo de atendimento, iniciado em meados de outubro de 2021. A meta de atendimento da Sala do Empreendedor é atingir em torno de 50% do número de MEI ativos este ano, não apenas prestando serviço na emissão de nota fiscal, emissão da guia mensal de pagamento entre outros serviços, mas sim levando conhecimento e informação ao Microempreendedor Individual. Na realidade, o principal papel da Sala do Empreendedor é fomentar este conhecimento ao empreendedor para que o mesmo tenha melhores condições de conhecer seu negócio e prepará-los para uma eventual mudança de porte da empresa. O Sebrae/MT tem papel fundamental no suporte ao pequeno empreendedor como cursos gratuitos que são disponibilizados bem como consultorias estratégicas para as empresas.

O Programa de Microcrédito Empreende Água Boa também corroborou para a alavancagem no atendimento ao MEI e ME onde pequenos empresários buscam informações na Prefeitura Municipal para obtenção de créditos com a finalidade de aplicarem estes recursos no desenvolvimento do seu negócio. As modalidades de créditos disponíveis são de juros zero, exclusivo ao MEI, e fundo garantidor para MPE. Atualmente já foram concedidos mais de               R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) em empréstimos pelas instituições credenciadas.

Um outro dado interessante e relevante é o número de Notas Fiscais emitidas pelo MEI neste período pela Sala do Empreendedor. Já foram emitidas 977 notas fiscais num montante superior a R$ 4,7 milhões o que mostra a pujança deste segmento, que, embora diretamente contribua pouco com tributos, é essencial para o giro e fomento da economia local.

Seguem alguns dados estatísticos sobre atendimento da Sala do Empreendedor.

Subtemas

Nº Atendimentos

Parcelamento DAS

277

Microcrédito

147

Legislação e Orientação

96

Formalização

188

Emissão de nota fiscal

977

Emissão DAS

1362

Declaração anual (DASN)

451

Alteração cadastral do MEI

74