Aterro Controlado de Água Boa tem novos horários de funcionamento; confira

O local de descarte receberá apenas lixo seco, sendo materiais que não sejam inflamáveis ou tóxicos.

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Água Boa informa que, desde o dia 21 de setembro, o Aterro Controlado municipal está funcionando em novo horário, sendo de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados e domingos, das 7h30 às 16h.

Conforme divulgado pelo engenheiro de meio ambiente, Alison Maciel, além do novo horário, o local de descarte receberá apenas lixo seco, no qual inclui madeira resíduos de construção e outros materiais que não sejam inflamáveis ou tóxicos. Já os pneus, por sua vez, deverão ser depositados em um local específico, que será indicado pelos funcionários responsáveis.

“Essas mudanças são necessárias para melhorar a gestão dos resíduos sólidos da nossa cidade e garantir a segurança dos trabalhadores e da população”, pontuou Alison.

Impactos da mudança

• O novo horário de funcionamento permitirá que o local de descarte funcione por mais tempo, o que facilitará o descarte de resíduos para a população;
  • A proibição de lixo úmido e inflamável visa reduzir os riscos de incêndio e contaminação do solo e da água;
  • A separação de pneus em um local específico visa facilitar o seu descarte e a reciclagem.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pede a colaboração de todos para que essas mudanças sejam bem-sucedidas”, salientou o engenheiro de Meio Ambiente.

descarte de lixo Descarte irregular de lixo é crime ambiental

O descarte irregular de lixo afeta o meio ambiente e a saúde pública. No Brasil, é considerado um crime ambiental, de acordo com a Lei Federal 9.605/98.

Importante destacar que, a lei também prevê penas de reclusão de três meses a um ano, ou multa, para quem cometer o crime de poluição ambiental. As penas podem ser agravadas caso o crime cause poluição de grande porte ou se resulte em danos à saúde humana.

O descarte irregular de lixo pode causar diversos prejuízos, como:

• Poluição do solo, da água e do ar;
  • Proliferação de doenças;
  • Atração de vetores de doenças, como moscas, mosquitos e ratos;
  • Incêndios;
  • Danos à paisagem urbana.

O descarte irregular de lixo pode ser denunciado ao poder público, como prefeituras, secretarias de meio ambiente ou órgãos de fiscalização ambiental. Também é possível denunciar o descarte irregular de lixo à Polícia Ambiental.

Conscientização da população

A conscientização da população sobre os problemas causados pelo descarte irregular de lixo é fundamental para combater. A população pode contribuir para a redução do descarte irregular de lixo adotando as seguintes medidas:

• Separar o lixo reciclável do lixo orgânico;
  • Descartar o lixo de forma correta, nos locais apropriados;
  • Não queimar lixo;
  • Denunciar o descarte irregular de lixo.