











Uma iniciativa da Escola Estadual Militar Tiradentes 3° Sgt PM Justino Pinheiro dos Santos vem se destacando em Água Boa ao unir educação e sustentabilidade de forma prática e transformadora. Intitulado “Transformando livros em consciência ambiental”, o projeto desenvolvido na disciplina de Geografia, sob orientação da professora Lara Regina Nunes de Oliveira, teve excelente adesão dos alunos ao longo de 2025.
A proposta incentiva os estudantes a refletirem sobre o destino correto dos materiais didáticos utilizados durante o ano letivo. Ao final de cada bimestre, os alunos são convidados a descartar os materiais estruturados em pontos de coleta instalados na própria escola. Todo o conteúdo arrecadado é encaminhado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Água Boa, contribuindo diretamente para a cadeia da reciclagem no município.
De acordo com a professora Lara, mais do que uma ação pontual, o projeto promove o protagonismo dos estudantes, que passam a compreender, na prática, a importância da coleta seletiva e da responsabilidade ambiental. A iniciativa também reforça valores fundamentais ao alinhar-se à Base Nacional Comum Curricular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, demonstrando como ações locais podem colaborar com desafios globais.
Diante dos resultados positivos, a Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente de Água Boa tornou-se parceira do projeto e já estuda levar a iniciativa para outras escolas da rede municipal, ampliando seu alcance e impacto.
Ideias como essa merecem destaque, pois mostram que, com criatividade e engajamento, é possível formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do planeta.
|
Prefeitura Municipal de Água Boa - MT Av. Planalto nº 410 - Centro. CEP: 78635-000 / Fone: (66) 3468-6400 / 0800 646 5001 Horário de Atendimento: Segunda a Sexta 07:30 às 11:30 / 13:30 às 17:30 - Todos os direitos reservados. |