A prefeitura Municipal de Água Boa tem contribuído de forma assídua com o trabalho da Associação de Catadores, fazendo à conscientização em diversas secretarias do município, onde a separação do lixo já está sendo realizada. Vários prédios públicos da administração e do sistema de saúde, já promovem a separação de seus resíduos, na fonte geradora e dão a destinação adequada para o galpão da associação dos catadores. Um exemplo disto é a Secretaria de Cidade e Meio Ambiente por meio do Departamento de Água e Esgoto do Município que tem 100% dos seus resíduos recicláveis separados e destinados a Associação de Catadores do Município. É um processo que está sendo implantado de forma gradativa em cada um dos setores.

No DEMAE há uma produção considerável de recicláveis, visto que os materiais utilizados nas manutenções da rede de abastecimento de água da cidade, são em sua maioria, plásticos. Dessa maneira, tudo o que pode ser reciclado é separado e armazenado, até atingir uma quantidade considerável, que é encaminhada a Associação de Catadores do município.

Segundo o secretário de Cidade e Meio Ambiente, Cristiano Seibel Dalla Costta, a reciclagem e destinação correta dos resíduos é fundamental para uma boa gestão de Resíduos Sólidos urbanos: “É por meio dele que os resíduos recicláveis são separados dos demais resíduos inibindo, assim, o descarte irregular desse material”, enfatizou.

Visando o crescimento da coleta seletiva e da reciclagem na cidade e também a uma gestão sustentável, a prefeitura vem apoiando cada vez mais esta categoria de trabalhadores, vistos para o município como multiplicadores de ações ambientais.