Campanha de vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (10)

Começa nesta segunda-feira (10/02) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2020, e as doses, serão aplicadas em pessoas na faixa etária de 5 anos a 19 anos. Até o dia 13 de março. O objetivo é alcançar crianças e jovens ainda não imunizados contra a doença.

Segundo o Secretário de Saúde Jader Bahia, apesar da Vacinação Contra o Sarampo começar nesta segunda, no dia 15, próximo sábado acontecerá o “Dia D’’, uma mobilização a nível nacional que começará as 08: 00 da manhã e seguirá até as 17hs no Centro Municipal de Imunização anexo ao Centro Municipal de Saúde, para a faixa etária de 05 a 19 Anos. “Vale lembrar que é obrigatório qualquer pessoa até os 29 anos de idade tenham duas doses dessa vacina comprovada, e quem quiser esclarecer dúvidas deve procurar o Centro Municipal de Saúde e falar com nossos profissionais” Disse Jader Bahia.

Nos últimos anos o sarampo atingiu milhares de brasileiros, levando dezenas à morte. Não corra o risco de dizer adeus a quem você ama por causa do sarampo. A vacina é a única prevenção contra essa doença. Até 13 de março procure uma Unidade de Saúde e não se esqueça da caderneta de vacinação. Trinta dias após a primeira dose é necessário retornar para tomar uma segunda dose. IMPORTANTE: quem já tomou as duas doses da vacina não precisa se vacinar.

Contraindicações

A vacina é contraindicada também para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde. As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.