PREFEITURA FAZ ENTREGA DE LICENÇA AMBIENTAL A ASSOCIAÇÃO DE CATADORES - ACAMARA

Na segunda-feira (9), a Prefeitura Municipal entregou à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Araguaia (Acamara) a Licença de Operação. Pelo documento, a entidade está apta para continuar atuando na coleta de resíduos não perigosos, triagem e armazenamento de materiais recicláveis em sua sede, localizada no Setor Industrial.

Com isso, a ACAMARA é a primeira associação de catadores aqui de Água Boa, que agora passa a ter licenciamento ambiental para a realização deste tipo de atividade, podendo assim buscar novas parcerias em grandes empresas mediante essa documentação ambiental de suma importância.

Para efetivar o processo de Licença de Operação, a equipe técnica da Secretaria de Cidade e Meio Ambiente não mediu esforços, atuando no processo de organização e realização dos projetos necessários exigidos pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (CODEMA), que é responsável pela fiscalização e liberação da licença.

Segundo o secretário Cristiano Seibel Dalla Costa, todo o processo, desde o projeto inicial, foi realizado pela prefeitura, com o intuito de resolver essa questão que tanto atrapalhavam a associação.  ‘’A ACAMARA faz um trabalho admirável e a prefeitura municipal sempre apoiou esses trabalhadores, a partir de agora, com a licença ambiental, eles atuarão dentro da legislação e seguirão mais motivados, pois não há mais entraves nos processos desenvolvidos por eles’’. Disse o secretário.

A ACAMARA foi fundada no Município em 2018, e atualmente conta com 13 associados que trabalham regurlarmente, mas sempre que necessário são realizadas contratações temporárias para suprir o aumento na demanda dos serviços.

De acordo com a presidente da associação, Vanusa Gonçalves da Silva, pessoas físicas e empresas podem destinar materiais recicláveis para a ACAMARA. Para isso, basta entrar em contato e solicitar a coleta. Depois de combinado o dia do recolhimento, os associados recolhem os resíduos no local combinado. Se for pouca a quantidade de materiais, as pessoas ou empresas podem entregar o material reciclável diretamente na sede da associação.

Ainda segundo Vanusa Gonçalves, o objetivo da associação, é preservar o Meio Ambiente e reverter o material reciclável em novos produtos através da reciclagem, gerando emprego, renda e qualidade de vida para as famílias associadas. “Temos muitos planos para o futuro, e um deles que em breve vai acontecer, é nossa campanha de conscientização sobre a coleta seletiva, aonde iremos até a comunidade mostrar a importância desse trabalho para o meio ambiente’’, disse a presidente da ACAMARA.

Podem ser enviados para a reciclagem; papéis, plásticos, metais, alumínios, vidros de perfume, eletrônicos e sucatas (fogões, geladeiras, etc.).

A presidente da associação agradece a Prefeitura de Água Boa, e demais responsáveis que não mediram esforços para conseguir a licença ambiental para a associação.

A Acamara fica localizada na Rua 07, S/N, QD 51, Lote 01 - Setor Industrial 5
Telefones: (66) 9 8449-9805 ou 98418-4336