PROFESSORES RECEBEM FORMAÇÃO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

O curso de capacitação para AEE (Atendimento Educacional Especializado) que já está acontecendo desde o ano de 2018 com idealização do CMDCA e da Secretaria Municipal de Educação com o patrocínio do recurso do FUNCRIANÇA atendendo os profissionais das salas multifuncionais e profissionais que atuam com a pessoa que necessita de acompanhamento especial veio durante estes três anos proporcionar um aprofundamento teórico-metodológico da prática pedagógica de todos da rede de ensino do município e Água Boa.

O curso vem sendo ministrado pela Psicopedagoga Viviane Inez Donadel, esta capacitação  envolve o estudo de todas as áreas da Educação Especial voltados ao processo de aprendizagem dos estudantes em sala de aula regular e na sala de recursos multifuncionais. O curso que iniciou no ano de 2020 devido a pandemia terá atividades remotas através da plataforma digital onde os professores terão acesso ao conteúdo e aperfeiçoamento através de diversas atividades que colaborem para as práticas educativas em sala de aula. O curso será divido em três módulos, na turma de 2018 com 59 alunos, turma de 2019 com 98 alunos e turma de 2020 com 45 alunos.

Este curso esta contribuindo para elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.  Levando  uma compreensão a todos  que as atividades desenvolvidas para os alunos que tenham necessidades especiais são de fundamental importância porque trabalha as reais necessidades do aluno, respeitando os ritmos de aprendizagem e as peculiaridades de cada um, desenvolvendo a autonomia dos alunos, facilitando a aquisição de seus valores, além de favorecer a compreensão de conhecimentos relacionados à aplicação de situações de vida diária, contribuindo para o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno proporcionando a aquisição de habilidades Inter e interpessoais, disponibilidade permanente para aprender, facilitando a caminhada ao saber; contribuir para que o aluno construa gradualmente os seus conhecimentos, pelos processos de avanços e recuos inerentes ao seu próprio ritmo, evoluindo a cada passo. 

E assim todos águaboenses tanto pessoa física e jurídica que contribuíram  com a doação através da declaração do Imposto de Renda ,é também co participante deste maravilhoso Projeto AEE, que está sendo modelo para o Estado de MT,e acima de tudo atingindo o objetivo maior,que é incluir todas as crianças e adolescentes de Água Boa que tenham alguma necessidade. Uma escola que pratica a inclusão não só está cumprindo a lei, mas mostrando que se preocupa com a formação de seus alunos, dando a eles a oportunidade de conscientização sobre o respeito às diferenças.

Em Água Boa, a iniciativa de buscar recursos para a implantação do Projeto AEE,  foi idealizada pela ex-presidente do CMDCA Sra. Iraci Torquato, que trabalhou na Escola Nova esperança-Associação Pestalozzi de Água Boa-MT, juntamente  com a Psicopedagoga Viviane Inês Donadel (Currículo:Profissional Viviane Donadel é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso e em Pedagogia Pela Faculdades Unidas do Vale do Araguaia – MT, tendo realizado especialização em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. Especialista em AEE (Atendimento Educacional Especializado) e Educação inclusiva pelo IMP (Institucional MT de Pós Graduação). Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso e em Pedagogia Pela Universidade do Vale do Araguaia – MT, tendo realizado especialização em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. É professora universitária, professora de atendimento especializado da rede municipal e realiza atendimento psicopedagógico em seu consultório em Barra do Garças – MT. Conta uma experiência de mais de 30 anos na área de educação, sendo 25 anos destes a frente da direção da escola de Ensino Fundamental Mega Casinha do Saber. Desenvolveu um portfólio extenso de material  Estruturado e ministra palestras, workshops e oficinas em todo o Brasil sobre Autismo, Inclusão e transtornos de aprendizagem) , levando ao CMDCA a idéia de financiar o AEE - Atendimento Educacional Especializado via Funcriança e todos os demais membros do colegiado aprovaram o projeto , firmando parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para ampliar o projeto além do município a rede privada de ensino.