AGRICULTURA - RELATÓRIO DE VISITAS REALIZADAS NOS DIAS 28 E 29 DE JANEIRO, 02, 03 E 11 DE FEVEREIRO DE 2021

Este relatório teve como objetivo registrar as visitas técnicas realizadas no município de Água Boa - MT. A finalidade do técnico do Codema, nestas visitas é acompanhar as atividades desenvolvidas e organizadas pela Secretária da Agricultura do município em questão, entre elas, continuar com o preenchimento da ficha de campo para cadastro e prestar assistência técnica aos piscicultores, que já vem sendo acompanhados e novos produtores que demandam nossa visita.

 

Descrição dos Locais

As visitas foram realizadas nos dias 28 e 29 de janeiro, 02, 03 e 11 de fevereiro de 2021, no município de Água Boa – MT, pelo coordenador de projetos da agricultura familiar - Codema. Cumprindo com o cronograma elaborado na reunião realizada no dia 27/03/2020.

A partir das atividades desenvolvidas e organizadas pela equipe técnica da Secretária da Agricultura, foi realizada as visitas juntamente com o técnico da Secretária da Agricultura Felix, na chácaras e assentamento P,a Jaraguá, totalizando 19 propriedades visitadas.

           

Atividades Desenvolvidas

As visitas as propriedades tiveram por objetivo preencher as fichas de campo para cadastro e prestar assistência técnica necessária, realizando a biometria de peixes e orientando os produtores no uso das técnicas de manejos corretas durante o cultivo dos peixes. Também foi verificado a construção dos tanques já instalados, orientado o produtor como deve se iniciar o cultivo e realizar a soltura dos peixes, além de verificar novos locais para construção dos tanques.

 

Relato das visitas

Conforme as imagens selecionadas de algumas propriedades foram feitas um breve comentário sobre as atividades desenvolvidas nestes dias, propondo corrigir os erros nos manejos de densidade e parâmetros de qualidade da água. Foi explanado sobre o formato adequado dos viveiros e indicado o modo correto de entrada e saída de água. Além das recomendações técnicas de desinfecção, calagem, adubação, manejos de horários (tipo de alimento, frequência e arraçoamento) e biometria dos peixes. E por fim, foi observado os aspectos sanitários dos peixes.

           

A figura 1 ilustra a visita a piscicultura de José Francisco Bertol, localizada no P.a jaraguá, com distância do município de 40 km. O produtor possui 01 tanque, com dimensões de 600 m2, onde se trabalha com o sistema policultivo de peixes. A finalidade da produção é para consumo familiar e comercialização do excedente.  

Figura 1 – Análise da qualidade da água sendo realizada.

 

Conforme exposto na figura 1, primeiramente foi realizada uma entrevista com o produtor para atualizar seus dados cadastrais junto ao banco de dados do Codema. No segundo momento foi solicitado ao produtor descrever o que estava acontecendo para os peixes virem a óbito. No terceiro momento foi feito a análise de todos parâmetros de qualidade da água, identificando quais estavam fora do padrão aceitável. Então no quarto momento, foi ligado as informações passadas pelo produtor com os dados extraídos da análise dos parâmetros de qualidade da água, chegando ao diagnostico que os peixes estavam morrendo decorrentes do excesso de kg por metro quadrado, ultrapassando a biomassa segura do tanque, aliado a um período climático de baixa incidência de chuvas  fazendo com que a água permanecesse baixa e sem renovação, acarretando assim, baixa transparência, elevação de pH durante o dia, proporcionando acumulo de amônia toxica ao final da tarde e nas primeiras horas da manhã, baixa concentração de oxigênio, fazendo assim com que os peixes venham a morrer. Foi proposto ao produtor diminuir a alimentação dos peixes, se possível renovar a água do tanque, desenvolver um sistema de aeração da água e por fim, retirar boa parte da população de peixes diminuindo a biomassa total do tanque.

 

A figura 2 ilustra a visita a piscicultura de José Antônio Ferreira, localizada no assentamento P.a Jaraguá, com distância do município de 50 km, onde possui 1.371 m² de lâmina de água, dividida em 04 tanques escavados. Sendo alojada a espécie de peixe redondo híbrida tambatinga, piauçu. A finalidade da produção é para consumo familiar e comercialização do excedente.

Figura 2 – Análise de qualidade da água sendo realizada

Conforme demostrado na figura 2, primeiramente foi realizada uma entrevista com o produtor para atualizar seus dados cadastrais junto ao banco de dados do Codema. No segundo momento foi solicitado ao produtor descrever a rotina de manejos feitas diariamente nos tanques. No terceiro momento foi feito a análise de todos parâmetros de qualidade da água, identificando quais estavam fora do padrão aceitável. Então no quarto momento, foi unido as informações passadas pelo produtor com dados extraídos da análise dos parâmetros de qualidade da água, chegando ao diagnóstico de elevado índice de argila em suspensão.            Então, sabendo que além da tambatinga alojada, no tanque se tem cultivado piauçu, peixe este com habito de mexer no material argiloso do tanque fazendo com que a argila fique em suspensão, dificultando a visão dos peixes, respiração e evitando que o oxigênio seja produzido insatisfatoriamente para um bom desempenho dos peixes. Foi proposto ao produtor fazer uso de gesso agrícola que tem a finalidade de decantar este material argiloso em suspensão. Depois de feito esse manejo, será necessário realizar a adubação com farelo de arroz e uréia pecuária, para desenvolver os produtores primários que são responsáveis por 50% a 90% do oxigênio dissolvido dentro do tanque.

 

A figura 3, ilustra a visita a piscicultura de Marcos da Cunha Miranda, localizada no assentamento P.a jaraguá, com distância do município de 41 km, onde possui 01 tanque de 1056 m² de lâmina de água, sendo alojadas as espécies de peixe tambatinga e piauçu. A finalidade da produção é consumo familiar e comercialização do excedente no município.

 

Figura 3 – Assistência técnica com ênfase em análise da qualidade da água.

 

Conforme figura 3, primeiramente foi realizada uma entrevista com o produtor para atualizar seus dados cadastrais junto ao banco de dados do Codema. No segundo momento foi solicitado ao produtor descrever a rotina de manejos feitas diariamente nos tanques. No terceiro momento foi feito a análise de todos parâmetros de qualidade da água, identificando quais apresentavam-se fora do padrão aceitável. Então no quarto momento, foi atrelado as informações passadas pelo produtor com os dados extraídos da análise dos parâmetros de qualidade da água, chegando ao diagnóstico de elevada biomassa de peixes, com isso desencadeou baixa transparência da água e acumulo de amônia toxica na coluna de água.

Então, conforme dados passados pelo produtor, a biomassa elevada e característica do alto número de alevinos introduzidos no momento do peixamento, o acumulo da amônia toxica se dá pela alta excreção fecal dos peixes ricas em compostos a base de fosforo e nitrogênio que servem de alimento para os produtores primários, baixando a transparência da água, elevando o pH fazendo com que não ocorra de maneira adequada o processo de nitrificação assim acumula-se amônia no ambiente de cultivo. Foi proposto ao produtor reduzir o fornecimento de ração aos peixes e buscar realizar o arraçoamento pelas 10:00 a 11:00 da manhã, ou seja, uma vez ao dia, além de renovar a água do tanque e manter informado o técnico da situação.

 

A figura 4 ilustra a visita a piscicultura de Agenor Galle, localizada no setor das chácaras, com distância do município de 08 km, onde possui 7.973 m² de lâmina de água, dividido em 09 tanques escavados, sendo as espécies de peixes cultivados (tambatinga, pirapitinga, tambaqui, piauçu, matrinxã e pintado). A finalidade da produção e comercial no próprio pesque-pague.

Figura 4 – Aferição das dimensões do tanque e análise da qualidade da água

 

Conforme ilustrado na figura 4, primeiramente foi realizada uma entrevista com o produtor para atualizar seus dados cadastrais junto ao banco de dados do Codema. No segundo momento foi solicitado ao produtor descrever a rotina de manejos feitas diariamente nos tanques. No terceiro momento foi feito as medidas das dimensões dos tanques e analisado os parâmetros de qualidade da água, identificando quais apresentavam-se fora do padrão indicado. No quarto momento, foi atrelado as informações passadas pelo produtor com os dados extraídos da dimensão dos tanques e análise dos parâmetros de qualidade da água, chegando ao diagnóstico no tanque onde estão alojados os pintados, baixa transparência da água, elevação de pH e acumulo de amônia toxica. Nos demais tanques foi indicado corrigir o pH da água com calcário e realizar a adubação para o desenvolvimento da produção primária, além de indicar o correto número de peixes no momento do peixamento, conforme a biomassa segura e o sistema de produção.

Sobre o tanque onde estão alojados os pintados foi indicado ao produtor realizar a diminuição no fornecimento de ração, renovar a água do tanque e autorizar seus clientes a pescar neste tanque diminuindo a quantidade de peixes para aproximar-se da biomassa segura do tanque, favorecendo um ambiente ideal para o desempenho dos mesmos.

 

A figura 05 ilustra a visita a propriedade de Elson Antunes Pimenta, localizada no assentamento P.a jaraguá, com distância do município de 40 km, onde possui 01 tanque com dimensões de 640 m2 de lâmina de água. A finalidade da produção é para consumo familiar.  

 

Figura 5 – Análise da qualidade da água e recomendações técnicas

 

Conforme ilustrado na figura 5, primeiramente foi realizada uma entrevista com o produtor para atualizar seus dados cadastrais junto ao banco de dados do Codema. No segundo momento foi solicitado ao produtor descrever a rotina de manejos feitas diariamente nos tanques. No terceiro momento foi analisado os parâmetros de qualidade da água, identificando quais apresentavam-se fora do padrão indicado. No quarto momento, foi atrelado as informações passadas pelo produtor com os dados extraídos da análise dos parâmetros de qualidade da água, chegando ao diagnóstico de baixa transparência da água, elevação de pH e acumulo de amônia toxica.

Foi indicado ao produtor mudar o horário de fornecimento da ração e também reduzir a quantidade fornecida, além de ligar o sistema de abastecimento da água do tanque nas primeiras horas da manhã e retirar boa parte dos peixes para diminuir a biomassa. Com essas ações o equilíbrio limnológicos da água tendem voltar ao normal com o tempo. 

 A figura 06 ilustra a visita a propriedade de Valdir Ilário Stain, localizada no setor Água Boa III, com distância do município de 08 km, onde possui 02 tanques com dimensões de 906 m2 de lâmina de água. A finalidade da produção é para consumo familiar e comercialização do excedente.

 

Figura 6 – Análise da qualidade da água e recomendações técnicas

 

Conforme ilustrado na figura 6, primeiramente foi realizada uma entrevista com o produtor para atualizar seus dados cadastrais junto ao banco de dados do Codema. No segundo momento foi solicitado ao produtor descrever a rotina de manejos feitas diariamente nos tanques. No terceiro momento foi analisado os parâmetros de qualidade da água, identificando quais apresentavam-se fora do padrão indicado. No quarto momento, foi atrelado as informações passadas pelo produtor com os dados extraídos da análise dos parâmetros de qualidade da água, chegando ao diagnóstico de baixa transparência da água, elevação de pH e acumulo de amônia toxica. Nesta situação o acumulo de amônia toxica está ocorrendo, por não haver renovação de água no tanque e arraçoamento no final da tarde. Foi proposto ao produtor reduzir a alimentação e fornece-la das 11h a 12h para amenizar o estresse provocado pela amônia. 

 

A figura 07 ilustra a visita a propriedade de Hyllia Vieira Guimarães, localizada no setor Água Boa III, com distância do município de 07 km, onde possui 03 tanques com dimensões totais de 2.557 m2 de lâmina de água. A finalidade da produção é para consumo familiar. 

 

Figura 7 – Análise da qualidade da água e recomendações técnicas

 

Conforme ilustrado na figura 7, primeiramente foi realizada uma entrevista com a produtora para atualizar seus dados cadastrais junto ao banco de dados do Codema. No segundo momento foi solicitado à produtora descrever a rotina de manejos feitas diariamente nos tanques. No terceiro momento foi analisado os parâmetros de qualidade da água, identificando quais apresentavam-se fora do padrão indicado. No quarto momento, foi atrelado as informações passadas pelo produtor com os dados extraídos da análise dos parâmetros de qualidade da água, chegando ao diagnóstico de baixa transparência da água, elevação de pH e acumulo de amônia toxica, decorrentes da alta quantidade de alimento grosseiro fornecido em conjunto com ração aliado a baixa renovação de água. Então, foi proposto a produtora diminuir a quantidade deste alimento grosseiro e buscar alimentar os peixes 11h a 12hs da manhã. Outro fator que está prejudicando a qualidade da água é a produção de algas filamentosas, que acabam consumindo nutrientes da água e impedindo a circulação dos peixes no tanque. Foi proposto a produtora realizar a retirada manuel destas algas.

 

Considerações Finais

Nestas visitas técnicas realizadas ao município de Água Boa, o técnico do Codema juntamente com o técnico responsável pela piscicultura no município, realizaram a atualização dos cadastros dos produtores visitados e prestaram a assistência técnica aos mesmos. No decorrer das visitas foi observado um grande erro encontrado em quase todas propriedades, sendo este, a quantidade (unidade) elevada de peixes alojados no momento do peixamento, problema que vem à tona quando os peixes se apresentam com porte maior ultrapassando a biomassa segura total, prejudicando a qualidade da água e o desempenho dos peixes, podendo em alguns casos levar os peixes a morte.

Enfim, sabemos que a assistência técnica, que estamos buscando prestar aos piscicultores, vem auxiliado muito o pequeno produtor tanto na utilização de boas práticas de produção como para obter melhores índices zootécnicos dentro do cultivo. Também a assistência serve para prevenção de doenças, além de identificar possíveis locais ambientalmente corretos para ampliação e construção de novos tanques de cultivo.

SEGUE ANEXADO O RELATÓRIO PARA DOWNLOAD EM PDF.