Caps organiza tarde de cinema e tratamentos terapêuticos para usuários

caps

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) “Vida Nova”, de Água Boa, organizou uma tarde de diversão e relaxamento para os usuários. Os pacientes se reúnem toda terça-feira na unidade para desenvolver atividades em grupo e dessa vez participaram de uma sessão de cinema com pipocas salgadas e doces, salada de frutas e ainda receberam tratamentos terapêuticos.

O filme escolhido para o Cine CAPS dessa semana foi “King Richard: Criando Campeãs”, baseado na história de Richard Williams, pai das famosas tenistas Serena e Venus Williams. O longa retrata persistência, superação e a luta contra a adversidade, mostrando a jornada inspiradora das tenistas até o estrelato.

caps 2

Durante a tarde os pacientes também tiveram a oportunidade de receber massagem e auriculoterapia que fazem parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS.

A enfermeira Fabiane Campos explica que a auriculoterapia é uma técnica terapêutica milenar, sem contraindicação, usada para prevenir determinados sintomas ou atuar na reabilitação do indivíduo. Segundo a enfermeira, tem sido muito prazeroso realizar essa técnica porque a maioria dos pacientes retornam relatando uma melhora significativa de suas queixas.

caps3

A técnica de auriculoterapia consiste na estimulação mecânica de pontos específicos na orelha, sendo que cada um deles se refere a uma região e órgão específico no corpo. Portanto, ela pode auxiliar no tratamento de ansiedade, depressão, insônia, dores físicas, tabagismo, obesidade, infecções entre outros problemas físicos e emocionais.

A pessoa que deseja ser atendida no CAPS deve procurar um serviço de saúde para ser referenciada ou ir por demanda espontânea.

Por Assessoria de Comunicação Saúde