Vacina contra Gripe é liberada para público geral em Água Boa

vacina gripe

Meta não foi atingida- ampliação é para toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade, enquanto os estoques estiverem disponíveis.

A partir desta segunda-feira (27), moradores de Água Boa com 6 meses de vida ou mais, que ainda não receberam a imunização contra a Influenza (Gripe), podem receber a vacina, na sala de imunização do Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h. O objetivo da mobilização é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, impedir possível pressão sobre o sistema de saúde e óbitos.

Neste ano, a procura pela vacina pelos grupos prioritários foi inferior ao esperado, ocasionando em baixa cobertura vacinal em todo o Brasil. Em Água Boa foram 4.846 pessoas vacinadas desde o início da campanha (11 de Abril), e a meta era de 7.683 pessoas dentro dos grupos prioritários.

A vacina contra a influenza atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. A versão deste ano do imunizante sofreu alteração na cepa H3N2, conforme o vírus circulante no último ano.

O imunizante pode ser aplicado simultaneamente a outros, inclusive com a vacina contra o coronavírus para as pessoas acima de 11 anos de idade. A recomendação do Ministério da Saúde é que crianças entre 5 e 11 anos de idade, não devem receber as duas vacinas ao mesmo tempo, devendo priorizar a vacina contra a Covid-19 e aguardar 15 dias para receber a dose contra a gripe.

A ampliação da oferta aconteceu em todo território nacional, considerando a baixa adesão dos grupos-alvo, e respectivamente os resultados alcançados de coberturas vacinais na 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) também informou que a campanha de vacinação contra o sarampo foi encerrada, mas a vacina continua disponível, seguindo o calendário vacinal de rotina.

Por Assessoria de Comunicação Saúde