Água Boa é representada na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso

Água Boa teve delegada eleita para representar MT na 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília.

Água Boa foi representada na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso, que aconteceu de 23 a 26 de maio de 2023, em Cuiabá, com o objetivo de debater o futuro da saúde pública de forma democrática e participativa, construindo e atualizando as políticas de saúde do SUS em benefício da população, em um espaço democrático de diálogo entre governo e sociedade civil. 

O evento que acontece a cada 4 anos, foi organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES/MT) e contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas de diversos municípios do estado.

A representação de Água Boa aconteceu por meio de três delegados, anteriormente eleitos por meio de votação na Conferência Municipal (VEJA AQUI). A Assistente Social Silvana Maria Mazzonetto, no segmento usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)-, a Enfermeira Carla Isabel Caetano de Brito,  representando os Trabalhadores da Saúde e a Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Raquel Ferreira Cândido, no segmento governo.

Durante o evento foram debatidos os eixos temáticos por meio de palestras e aconteceu a votação das propostas elaboradas pelos municípios em suas conferências municipais, que serão agora enviadas para o governo estadual e as que seguirão para a etapa nacional. 

Na Conferência também foi definido, por meio de votação, os delegados que vão representar Mato Grosso na 17ª Conferência Nacional de Saúde com o tema- “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, que vai acontecer entre os dias 2 e 5 de Julho, em Brasília, com a participação de todos os estados.

A regional de Água Boa, teve direito a dois representantes, sendo 1 usuário do SUS e 1 trabalhador da saúde ou governo/prestador de serviço. Os eleitos foram: Silvana de Água Boa do segmento usuário e o Secretário de Saúde de Canarana, Odailton Resende Santeiro do segmento trabalhador da saúde, tendo como suplente a enfermeira Carla de Água Boa. 

Os eixos que estão sendo discutidos neste ano são: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; Papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantia de direitos e defesa do SUS, da vida e da democracia; e “Amanhã vai ser outro dia” para todas as pessoas.