ESF Primavera faz ação com foco no diagnóstico de Hanseníase

Diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram, neste sábado (24), de uma grande ação na ESF Primavera com foco na avaliação de pele para diagnóstico de Hanseníase. No total, quatro equipes multiprofissionais se dedicaram e 45 pessoas foram avaliadas, resultando em 9 casos positivos e dois inconclusivos.

Os pacientes diagnosticados já receberam as primeiras orientações no local e foram encaminhados para dar início ao tratamento que é ofertado gratuitamente através do SUS. Os casos inconclusivos vão passar por uma nova avaliação.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Mateus, “a hanseníase persiste como um problema de saúde pública e Água Boa possui muitos casos, por isso, é muito importante a realização dessas ações que tem como objetivo promover o diagnóstico precoce e facilitar o acesso da população ao tratamento”. 

Também enfatizou que a Hanseníase tem cura e quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento, maiores serão as chances de evitar sequelas. Lembrando sempre que, o paciente deve seguir o tratamento até o fim, para que a bactéria causadora da hanseníase morra e ele se cure de forma definitiva.

A Enfermeira e coordenadora da unidade ESF Primavera, Raiane, informou que além das 45 avaliações de pele, durante o evento foram realizados 26 testes rápidos para detecção de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), aferição de pressão arterial e 6 coletas de exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau). Ademais, 12 avaliações de Bioimpedância com aconselhamento nutricional. 

“Agradeço a todos que compareceram, em especial a equipe! Nosso evento foi um sucesso! Estamos realizados e com a sensação de dever cumprido, visto a importância desse tipo de movimento em prol da saúde”, agradeceu a enfermeira Raiane.