Agentes Comunitários de Saúde participam de treinamento sobre atualização cadastral e visitas

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da zona urbana e rural de Água Boa participaram na sexta-feira (8), de uma educação continuada com foco em atualizações de cadastros e lançamentos de visitas domiciliares. A capacitação aconteceu na secretaria de assistência social e foi ministrada pela equipe da KVM Assessoria e Consultoria em gestão e sistemas do SUS.

Um dos objetivos dessa reunião é reforçar a importância da atualização cadastral dos usuários moradores de Água Boa, pois uma vez que o cadastro esteja desatualizado ou com erros, acaba refletindo em diversos indicadores de saúde, como na cobertura vacinal. 

“Quando o usuário chega para vacinar, nós administramos a dose e registramos no cadastro do paciente. Se esse cadastro não estiver atualizado, ou estiver com algum erro, a informação não vai subir pro nosso sistema. Então é uma atualização muito importante para esses profissionais, pois o cadastro que eles fazem reflete na nossa cobertura vacinal”, explicou a enfermeira responsável pela Imunização, Cássia Moura.

Cássia ainda reforçou que não apenas a cobertura vacinal é prejudicada por erros no sistema, por isso, “para o sucesso dos nossos indicadores é preciso começar lá na ponta, que é com o cadastro realizado pelas ACSs”, complementou.