“Importância do pré-natal” é tema de palestra do Cantinho da Cegonha

A realização do pré-natal é extremamente importante para prevenir ou detectar precocemente patologias maternas e fetais reduzindo riscos para as gestantes e garantindo um desenvolvimento saudável do bebê. Pensando nisso, a enfermeira Carla Isabel da Secretaria Municipal de Saúde, foi convidada para conversar sobre este tema com as gestantes do “Cantinho da Cegonha”, nesta segunda-feira (25).

A enfermeira frisou que com o pré-natal é possível acompanhar o desenvolvimento do bebê e detectar problemas fetais, como más formações,  algumas em fases iniciais permitem o tratamento intraútero que proporciona ao recém-nascido uma vida normal.

O pré-natal habitual pode ser feito pelos enfermeiros ou médicos da própria unidade básica de saúde da gestante, intercalando atendimentos dos enfermeiros com as consultas médicas. 

Durante as consultas é fundamental que as mães falem sobre suas vivências e dúvidas com os profissionais, sendo o momento propício para passar informações de cuidados, determinar uso de medicamentos, reposição de vitaminas e realizar acompanhamento de peso e controle da pressão arterial, entre outras ações.