DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE EM ÁGUA BOA

marcos 1Teve início esta semana os trabalhos de consultoria contratado pela prefeitura Municipal de Água Boa com vistas ao desenvolvimento da atividade leiteira em nosso município.

O programa foi apresentado em diversas reuniões realizadas no interior do município, como Gleba Martins, PA Jaraguá, PA Santa Maria, devendo se estender ainda até o PA Jandira e Serrinha.

O trabalho consiste em reunir todos os interessados  na pecuária de leite, em cada um destes locais,  mensalmente, tratando a cada reunião dos pontos críticos levantados pelos próprios participantes.

Paralelamente a Prefeitura Municipal também está investindo na disponibilização de um caminhão para transporte de leite a granel ( carroceria isotérmica) que trará o leite das comunidades mais distantes até o ponto de captação do laticínio que fica no PA Jaraguá.

Resolvida a questão das distancias e do frete, na próxima reunião  tratará do Planejamento Alimentar para os animais, permitindo assim que cada produtor, baseado no seu rebanho, possa calcular a área necessária para o plantio de cana e outros suplementos, e com isso poder fornecer a alimentação adequada e requerida pelas vacas em lactação, durante o período crítico da seca.

O diagnóstico das propriedades, o planejamento bem feito atendendo as prioridades de cada local, trará considerável incremento na atividade leiteira de Água Boa, a exemplo do que acontece em todo o Brasil.

A alimentação, o manejo, bem estar animal, instalações, sanidade, genética, assistência técnica, crédito, sanidade, Cooperativismo e Associativismo estão entre os assuntos que deverão ser tratados.

As reuniões acontecerão nas propriedades dos participantes, estimulando a troca de experiências, o compartilhamento do conhecimento.marcosmarcos 2marcos 3marcos 4