Água Boa foi destaque na 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), do Governo de Mato Grosso em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). A cidade conquistou o 1º lugar na categoria C, destinada a municípios com população entre 25.001 e 50.000 habitantes.
O anúncio dos 12 municípios vencedores foi feito na segunda-feira (8), durante cerimônia realizada no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá. A iniciativa reconhece cidades que investem em projetos inovadores com soluções sustentáveis e impacto social.
O prefeito de Água Boa, Dr. Mariano, celebrou a vitória:
“Notícia maravilhosa para nossa Água Boa que ficou com o prêmio de primeiro lugar. Ficamos muito felizes por esse reconhecimento oferecido pela Seciteci. Competimos com diversas cidades de Mato Grosso de 25.001 a 50.000 habitantes e ficamos em primeiro lugar. Isso é graças ao trabalho que nossa Secretaria de Desenvolvimento está desenvolvendo.”
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo e Inovação, Leonardo Leite, a premiação reflete a visão inovadora da gestão municipal. “Quero parabenizar o prefeito Dr. Mariano pela visão, por estar sempre querendo inovar, e também o trabalho da Sala do Empreendedor, sob a liderança do Marcelo. Tive a honra de representar nosso prefeito Dr. Mariano na premiação Cidades Inovadoras 2025. Conquistamos o 1º lugar em nossa categoria, reconhecimento que prova que estamos no caminho certo, com projetos que transformam e geram resultados reais para a população. Esse prêmio não é apenas um troféu, mas a certeza de que a inovação, quando aplicada com seriedade e dedicação, gera futuro, progresso e qualidade de vida para todos. Seguimos firmes, porque o futuro já chegou em Água Boa!"
O Secretário Adjunto de Inovação, Marcelo Valadares, falou sobre o projeto que garantiu o prêmio: “É com muito entusiasmo que recebemos esse prêmio com nosso projeto HUB de Inovação. É uma responsabilidade grande para nós, que junto com o setor acadêmico, empresarial e a comunidade em geral, possamos fazer de Água Boa um polo regional de soluções tecnológicas e inovação.”
A premiação da Seciteci também oferece aos vencedores uma Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) nível 03, que possibilitará a inserção de um pesquisador consultor técnico por até 12 meses para auxiliar no desenvolvimento dos projetos premiados. Além disso, os municípios contemplados ganharão imersões em eventos nacionais e internacionais de referência em inovação, como o Smart City Week, em Curitiba e Barcelona.
Segundo Allan Kardec, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mato Grosso é pioneiro no país ao premiar iniciativas municipais voltadas à inovação, incentivando cidades a melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos com soluções inteligentes.
De acordo com a Seciteci, nesta edição, o prêmio recebeu 47 inscrições, 35 foram validadas e 16 municípios chegaram à etapa final após passarem por triagem documental, avaliação técnica e entrevistas de validação. Os projetos foram analisados por uma banca de juízes formada por representantes do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) e pela equipe do Parque Tecnológico, que definiram os finalistas de acordo com a categoria inscrita.
Com esta premiação, Água Boa se consolida como uma cidade comprometida com o desenvolvimento sustentável, tecnológico e inovador no estado, abrindo caminho para se tornar um polo regional de inovação.
![]() |
Prefeitura Municipal de Água Boa - MT Av. Planalto nº 410 - Centro. CEP: 78635-000 / Fone: (66) 3468-6400 / 0800 646 5001 Horário de Atendimento: Segunda a Sexta 07:30 às 11:30 / 13:30 às 17:30 - Todos os direitos reservados. |